Professora Marcela Silva dá dicas importantes para os estudantes que estão se preparando para o Enem 2023
Os estudantes que estão se preparando para o Enem 2023, certamente têm como uma das disciplinas mais importantes a redação. A produção textual é fundamental na nota e tentar desvendar o tema que define o texto dissertativo-argumentativo é o desejo de quem quer alcançar o tão sonhado mil.
Apesar de não possível saber antecipadamente qual será o tema da redação, assuntos relevantes podem ser apostas para a disciplina. A professora Marcela Silva traz alguns possíveis temas para a redação do Enem 2023.
Cultura de cancelamento no meio virtual
“Com o avanço das redes sociais, existe uma escala muito maior da cultura de cancelamento e o consequente linchamento virtual”, explica a professora.
Autismo no Brasil e os desafios para uma educação inclusiva
Apesar de legislação avançada, alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), continuam sendo alvo de negligência. Eles ainda enfrentam obstáculos como dificuldades de matrícula, preconceito de colegas, professores sem formação adequada e falta de uma perspectiva mais inclusiva por parte dos gestores
Os impactos do Greenwashing na sociedade brasileira
O Greenwashing é um termo em inglês que diz respeito à cultura do capitalismo na qual as marcas utilizam discursos, ações e propagandas sustentáveis, mas que, na realidade, servem apenas como estratégia de marketing para persuadir seus usuários.
O impacto do uso de energias não renováveis no Brasil
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente o mundo vive em estado de ebulição. O uso de fontes agravantes ao meio ambiente, em virtude da emissão de gases poluentes na atmosfera, intensifica problemas como aquecimento global e o efeito estufa.
Os mecanismos para reduzir o consumo de plástico no Brasil
Segundo dados da WWF Brasil, foram geradas 11,3 milhões de toneladas de plástico em 2019, mas apenas 145 mil recicladas em território nacional, 1,3%. O consumo e descarte incorreto corrobora para uma série de complicações socioambientais. “Isso é bem problemático porque não se sabe ao certo quando esse material irá se decompor”, finaliza a professora.
Nesta edição, o Enem 2023 acontece nos dias 5 e 12 de novembro. A prova da redação será aplicada no primeiro dia, junto com as questões das áreas de Ciências Humanas e Linguagens. A produção textual precisa ter até 30 linhas e não pode ter menos de sete.