Você está visualizando atualmente Terceira maior cidade de MT decreta emergência por causa de incêndios
Decretada situação de emergência pelo município de Rondonópolis (212 km de Cuiabá) devido aos incêndios florestais - Foto: Emerson Sanchez/TV Centro América

Terceira maior cidade de MT decreta emergência por causa de incêndios

Rondonópolis decreta situação de emergência por causa de incêndios

Decretada situação de emergência pelo município de Rondonópolis (212 km de Cuiabá-MT) devido aos incêndios florestais causados pela seca e pela estiagem. Ou seja, com base no fenômeno extremo de calor atmosférico das últimas semanas que tem elevado a temperatura e baixado a umidade relativa do ar.

Aliás, chegou a valores de desertificação, cuja marcas mínimas chegam a 15% ou a 10% de umidade. Somado ao clima extremamente quente e seco, não há previsão de chuva para os próximos 30 dias para o município o que agrava a situação.

O Decreto Nº 12.326 de 9 de setembro de 2024, foi assinado pelo prefeito José Carlos do Pátio (PSB) e publicado no Diorondon-e. Agora, o município poderá acessar recursos para a execução de ações respostas e de recuperação de áreas atingidas por incêndios florestais.

Diante da série de problemas ocasionados por estes eventos adversos ocasionados pelas condições climáticas, as secretarias de Governo, Infraestrutura, Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente, Assessoria de Segurança Pública e Defesa Civil ficam autorizadas a adotar medidas necessárias para dar respostas aos eventos adversos. Assim, podem adquirir bens necessários para o enfrentamento às adversidades visando o atendimento à questão de emergência. Considerando que as parcelas de bens e serviços possam quitadas dentro dos próximos 12 meses e obedecendo a legislação em vigor.

Para denunciar crimes de incêndio ou outro crime ambiental, acione o disque denúncia da SEMMA

Contudo, com o decreto publicado, a documentação embasa o Decreto de Situação de Emergência encaminhada aos órgãos competentes. Juntamente com informações dos sites de meteorologia Windy.com e o sistema do Governo Federal Panorama.sipam.gov.br.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fazendo o monitoramento dos dados do clima em tempo real pelos sites com imagens de satélites. Dessa maneira, pode verificar possíveis mudanças climáticas ou focos de incêndio. O município sofre com a seca desde o segundo semestre de 2023, o que causa problemas a saúde e prejuízo ao setor produtivo.

Para combater os incêndios florestais, a prefeitura está disponibilizando 10 caminhões-pipa em caso de necessidade. Bem com todo suporte de equipamentos para equipes do Corpo de Bombeiros. Há dois dias houve um incêndio na região do Naboreiro, agora controlado. Mas o município solicita cuidados por parte da população que pode ajudar na prevenção de novos casos, não ateando fogo e descartando o lixo em local adequado. Vale destacar que devido ao calor e à seca um papel laminado ou um simples caco de vidro podem começar um incêndio.

Para denunciar crimes de incêndio ou outro crime ambiental, acione o disque denúncia da SEMMA: (66) 9 9234-4005.