No momento, você está visualizando Quem é Teyana Taylor, a vencedora do Globo de Ouro
Teyana Taylor não cansa de colecionar títulos ao longo da carreira e acaba de conquistar mais um: vencedora do Globo de Ouro - Foto: Heut-at

Quem é Teyana Taylor, a vencedora do Globo de Ouro

Taylor vive um início de 2026 intenso no circuito de premiações

Atriz, cantora, coreógrafa, modelo, compositora, diretora e dançarina. Teyana Taylor não cansa de colecionar títulos ao longo da carreira — e acaba de conquistar mais um: vencedora do Globo de Ouro. Aliás, a artista levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Perfidia Beverly Hills em “Uma Batalha Após a Outra“, na cerimônia.

Cotada também para uma indicação ao Oscar, Taylor vive um início de 2026 intenso no circuito de premiações. Além do reconhecimento no cinema, assim, concorre ao Grammy na categoria de Melhor Álbum de R&B por “Escape Room“, lançado em agosto de 2025.

As muitas faces de Teyana Taylor

Criada no Harlem, em Nova York, em meio à música, à dança e à moda, Teyana Taylor foi incentivada desde cedo pela mãe, a estilista Nikki Taylor, que mais tarde se tornaria sua empresária.

Antes de ganhar projeção como cantora e atriz, entretanto, Taylor iniciou a carreira como coreógrafa. Aos 15 anos, coreografou o videoclipe “Ring the Alarm“, de Beyoncé. Uma década depois, venceu o prêmio de Melhor Coreografia no MTV Video Music Awards de 2016 por “Fade“, de Kanye West, clipe que também protagonizou.

Enquanto conciliava o trabalho nos bastidores com a dança, lançou sua carreira musical. Em 2007, assinou contrato com a Star Trak, selo de Pharrell Williams. Em seguida, lançou o single “Google Me“. Seu álbum de estreia, “VII” (2014), saiu pela G.O.O.D. Music, gravadora de Kanye West, seguido por “K.T.S.E.” (2018) e “The Album” (2020). Inclusive, contou com colaborações de artistas como Missy Elliott e Lauryn Hill.

Entre 2020 e 2025, durante um hiato da música, Taylor aprofundou sua atuação em outras áreas artísticas. Em 2021, portanto, fundou o The Aunties Production, estúdio de produção criativa 360° focado no desenvolvimento, na produção e na direção de projetos audiovisuais. Dessa forma, ampliou narrativas diversas no cinema, na música e na cultura pop.

No cinema, participou de produções como “Mil e Um” (2023), vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance. Bem como da série “Tudo é Justo“, do Disney+. Entre seus próximos projetos, está o suspense de ação “The Rip“, produzido por Matt Damon e Ben Affleck, que estreia na Netflix em 16 de janeiro.

Vitória no Globo de Ouro

A vitória de Teyana Taylor no Globo de Ouro coroou um momento decisivo de sua trajetória artística. A atriz superou concorrentes como Elle Fanning, Emily Blunt, Ariana Grande, Inga Ibsdotter Lilleaas e Amy Madigan, em uma das disputas mais acirradas da premiação.

Em seu discurso, Taylor transformou a conquista individual em uma declaração coletiva. “Para minhas irmãs negras e meninas negras assistindo esta noite, nossa suavidade não é uma fraqueza. Nossa profundidade não é ‘demais’. Nossa luz não precisa de permissão para brilhar”, afirmou. “Nós pertencemos a todos os cômodos em que entramos. Nossas vozes importam e nossos sonhos merecem espaço”.

Fonte: forbes