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TikTok e Apple acirraram disputa que pode causar desaceleração econômica

Concorrência entre TikTok e Apple alerta para crise no setor digital

Competição entre Apple e TikTok em anúncios digitais criou problemas para investidores

Diversas empresas de tecnologia tomaram medidas para reduzir gastos nas últimas semanas. Algumas, envolvendo o congelamento de oportunidades de trabalho e até ameaças de demissão. Somado a isso, a concorrência do TikTok e Apple em publicidade faz Wall Street se preparar para desaceleração econômica no próximo trimestre.

A expectativa é que, globalmente, as vendas por anúncios cresçam em 11%, de acordo com a empresa de inteligência em mídias Magna. Esse valor representa o ritmo mais lento no crescimento das publicidades. A previsão inicial era de 18%, de acordo com o levantamento da empresa.

Analistas do banco Barcleys disseram que a competição entre Apple e TikTok em anúncios digitais criou um cenário que diversas situações negativas poderão acontecer ao mesmo tempo, por isso “os investidores estão cautelosos” com o setor de publicidade digital neste ano.

Com o Apple Tracking Transparency, a fabricante do iPhone prejudicou empresas como a Meta e Snapchat em segmentar e medir seus anúncios dentro do sistema operacional iOS. Com a estratégia, a Apple passou a cobrar dos desenvolvedores de aplicativos para que os mesmos sejam promovidos na App Store.

Os mesmos analistas ainda preveem que, com essa estratégia, a App Store crescerá 36%, indo a 6,9 bilhões. Enquanto que o TikTok está prestes a crescer mais de 200% para se tornar um negócio de US$ 12 bilhões. Especialistas revelam que TikTok e Apple receberão juntos 34% de cada dólar gasto fora da China ainda esse ano.

Privacidade

O Apple Tracking Transparency alterou os controles de privacidade no sistema operacional da marca. Lior Eldan, diretor de operações da Moburst, disse à Reuters que a medida da Apple fez com que clientes passassem a gastar de 3 a 4 vezes mais com anúncios nos aparelhos Apple. Assim também relatou que a eficácia de anúncios em outras plataformas está extremamente afetada pela proprietária dos iPhones. “Vimos aumentos dramáticos nos orçamentos dos anúncios de busca da Apple após as mudanças de privacidade”, disse Eldan.