O presidente dos EUA Trump quer convencer a China a vender a rede social para donos norte-americanos, o que não é bem aceito por Pequim
Para que não deixe de operar no país, a ferramenta precisa passar para o controle de donos norte-americanos. O que a ByteDance, dona da plataforma, não aceita.
No entanto, uma nova sugestão foi apresentada pela Casa Branca.
Fim das tarifas comerciais poder ser a solução
Trump afirmou que pode cortar as novas tarifas impostas sobre a China em troca de um acordo envolvendo o TikTok. O republicano ainda informou que está disposto a estender o prazo para resolução do impasse, que acaba no dia 5 de abril, embora senadores dos EUA pressionem para que isso não aconteça.
As declarações do presidente dos EUA aconteceram depois do anúncio de novos impostos de importação de 25% para todos os carros e peças de automóveis que entrem no país. Separadamente, a Casa Branca aumentou as taxas sobre todas as importações da China para 20%.
O governo chinês condena a adoção das tarifas e afirma que elas violam as regras do livre comércio. Por conta disso, Pequim pediu que os EUA suspendam as medidas imediatamente, o que pode acabar sendo um moeda de troca no caso TikTok.