No momento, você está visualizando Transexuais podem alterar nome e gênero nos cartórios de Mato Grosso
Qualquer pessoa transexual com mais de 18 anos pode requerer a troca ao cartório de registro civil de origem em Mato Grosso

Transexuais podem alterar nome e gênero nos cartórios de Mato Grosso

Os transexuais poderão pedir alteração em um cartório do Mato Grosso sem maiores problemas

Uma boa notícia chegou para os transexuais em Mato Grosso. Já é possível realizar a mudança de nome e gênero nos documentos sem a necessidade de ação judicial.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode requerer ao cartório de registro civil de origem em Mato Grosso a adequação de sua certidão de nascimento ou casamento à identidade.

Contudo, também é possível alterar somente o nome, apenas o gênero ou ambos. Regulamentada pelo Provimento nº 73 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a decisão prevê a possibilidade de alteração de nome e gênero. E sem necessidade de cirurgia de mudança de sexo e de autorização judicial. Permitindo a realização do ato diretamente em Cartórios de Registro Civil de todo o País, em procedimento que pode ser efetuado até no mesmo dia.

Para orientar os interessados em realizar a alteração, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), editou uma Cartilha Nacional sobre a Mudança de Nome e Gênero em Cartório. Desse modo, apresenta o passo a passo para o procedimento e os documentos exigidos pela norma nacional do CNJ.

“A cartilha é mais uma facilidade dos cartórios para a população LGBTIQAPN+ que deseja fazer o processo de alteração de nome e gênero. Com a ampliação da desjudicialização, os registradores estão cada vez mais contribuindo para o avanço social”, destaca a presidente da Anoreg-MT, Velenice Dias.

Só uma alteração no ano

O estado registrou nos primeiros seis meses de 2022, apenas uma alteração de nome e gênero em Cartório de Registro Civil. Isto é, em um semestre desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu o direito de transgêneros e transexuais de adequarem sua identidade percebida à identidade real em seus documentos de identificação.

Já no mesmo período do ano passado, no entanto, houveram dois atos de mudança de nome e gênero nos cartórios de registro civil de Mato Grosso. Durante todo o ano de 2021, foram feitas três alterações. Em 2020, os cartórios mato-grossenses registraram quatro mudanças de nome e gênero.