No momento, você está visualizando Trump diz que teve discussões produtivas com Putin e fala em fim da guerra
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (14) possa terminar após discussões produtivas com o presidente Putin

Trump diz que teve discussões produtivas com Putin e fala em fim da guerra

Ele acrescentou que solicitou a Putin que poupe as vidas de tropas ucranianas “completamente cercadas”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (14) que há uma “chance muito boa” de que a guerra entre Rússia e Ucrânia possa terminar após discussões produtivas com o presidente russo, Vladimir Putin, na véspera.

“Tivemos discussões muito boas e produtivas com o presidente Vladimir Putin ontem. E há uma chance muito boa de que essa guerra horrível e sangrenta possa finalmente chegar ao fim”, disse Trump em publicação no Truth Social.

Ele acrescentou que solicitou a Putin que poupe as vidas de tropas ucranianas “completamente cercadas”.

Aliás, o enviado dos EUA, Steve Witkoff, teve uma longa reunião com Putin em Moscou.

A publicação no Truth Social não informou se Trump e Putin conversaram entre si

No entanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin havia usado a reunião para transmitir “sinais” a Trump por meio de Witkoff. Ele disse que a Rússia e os EUA definirão o momento de um telefonema entre seus presidentes, assim que Witkoff informar Trump.

O presidente dos EUA disse que deseja que Moscou e Kiev concordem com um cessar-fogo rápido para interromper os combates em um conflito. De acordo com ele, tem o potencial de se transformar em uma Terceira Guerra Mundial e já custou muitas vidas de ambos os lados.

Putin disse que apoiava a proposta de cessar-fogo de Trump em princípio. Mas que a luta não poderia ser interrompida até que uma série de condições cruciais fossem resolvidas, aumentando a perspectiva de negociações mais longas para fechar um acordo.

Apesar de sua natureza altamente qualificada, Trump chamou a declaração de Putin de “muito promissora”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, falou aos repórteres nesta sexta-feira que o líder do Kremlin — que expressou preocupação de que as forças ucranianas usariam qualquer cessar-fogo para se reagrupar — havia mantido conversas noturnas em Moscou com Steve Witkoff, enviado de Trump, para discutir a proposta dos EUA.