Voos extras em destinos de todo o Brasil é uma das prioridades do Ministério do Turismo
As companhias aéreas reforçam voos extras em destinos de todo o Brasil para quem vai fazer as malas no período de Carnaval. Mantendo uma tradição histórica, o Carnaval já enche vários destinos nacionais de plumas, paetês e confetes e promete ganhar ainda mais força nos próximos dias, quando a programação se intensifica em todo o país.
Para dar conta do movimento de turistas Brasil afora que planejam curtir a folia – ou apenas descansar – empresas aéreas ampliaram a oferta de voos extras no período, disponibilizando 1.104 operações espalhadas de norte a sul do país.
Latam
A Latam adicionou 500 viagens entre os dias 09 e 16 de fevereiro, na comparação com a operação regular da companhia durante a festa do ano passado (de 17 a 24 de fevereiro de 2023), totalizando 5,8 mil pousos e decolagens domésticas e internacionais. Segundo a empresa, São Paulo, Brasília (DF) e Rio de Janeiro são os destinos brasileiros mais buscados pelos seus passageiros no Carnaval 2024.
Entre outras Unidades da Federação, a malha complementar da LATAM também contempla a Bahia, que terá voos extras rumo a Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Porto Seguro, partindo de terminais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília (DF). A companhia programou, ainda, viagens adicionais com destino ao Pará, provenientes de Guarulhos (SP), Brasília (DF), Macapá (AP) e Fortaleza (CE), atendendo os terminais de Belém, Marabá e Santarém.
Gol
A Gol realizará cerca de 350 voos extras de 08 a 18 de fevereiro, uma alta de 7% em relação à oferta regular. As operações se concentram nas bases de maior demanda da empresa, como Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE). A capital fluminense, por exemplo, vai ser o destino de viagens oriundas de Aracaju (SE), Belém (PA), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).
O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza que a iniciativa do setor ajuda a ampliar os impactos positivos do Carnaval na economia nacional. “Esse movimento contribui para o sucesso do período carnavalesco, favorecendo uma intensa procura pelos nossos destinos. Isso se soma aos esforços do governo federal no sentido de aprimorar a conectividade aérea em todo o país, um trabalho que conta com a parceria importante das empresas do setor”, aponta Sabino. Em setembro de 2022, lançou o “Conheça o Brasil: Voando”. O programa estimula viagens a partir de ações como o aumento da malha de voos.
A GOL também vai operar voos extras rumo ao Aeroporto de Salvador (BA), partindo de diversos locais. Ou seja: Aracaju (SE), Porto Seguro (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Campina Grande (PB), São Luís (MA) e Vitória (ES), além dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Quanto à capital pernambucana, haverá chegadas de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Bem como viagens provenientes de São Paulo e Rio de Janeiro.
Azul
Azul vai disponibilizar 234 voos adicionais de 09 a 19 de fevereiro, o que representa um crescimento de 59% ante o último Carnaval. Os principais voos decolarão dos aeroportos de Viracopos (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), os três hubs da companhia. Mas haverá também decolagens partindo de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Guarulhos (SP), Maceió (AL), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA).
As viagens extras da Azul ligam especialmente à região Nordeste, conectando a vários destinos. Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Natal (RN). No Sudeste do país, haverá ligações da empresa para diversas localidades. Isto é, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP),importantes cidades do interior, a exemplo de Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG).
Perspectivas
Estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o Carnaval deste ano deve movimentar R$ 9 bilhões no setor turístico de todo o país. Uma alta de 10% na comparação com a festa de 2023. Trata-se do quarto ano seguido de recuperação do faturamento durante a folia do Momo. Sendo, portanto, a primeira vez em que o valor poderá ultrapassar os níveis pré-pandemia.
Segmento de bares e restaurantes espera lucros 15% superiores a 2022 em capitais como de Belo Horizonte (BH), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). Já nas cidades de Salvador (BA) e São Paulo (SP), o aumento tem a perspectiva de atingir até 10%. A procura por pacotes de viagens nacionais no Carnaval também registra avanço. Conforme a plataforma Decolar.com, o interesse em conhecer o Brasil cresceu 114% ante a mesma época de 2023.