Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, TV Cultura estreia série e exibe documentários e produções especiais
Veja a programação completa abaixo:
Aqueles Dias – 13 a 16 de fevereiro (quinta a domingo), às 23h
Exibida em quatro episódios, a obra promete aproximar o Modernismo dos jovens e da contemporaneidade de uma forma lúdica e atrativa, tendo então, entre seus protagonistas artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Aliás, a série tem criação e direção geral de Helio Goldsztejn, em parceria com o diretor Beto Marques e Thaís Taverna, que também assina a fotografia.
Produzida pela B2 Produções, com coprodução da Lira Filmes e Núcleos Criativos, Aqueles Dias traz vasto elenco. Ou seja, Tássia Dhur (Anita Malfatti), Bruno Lourenço (Mário de Andrade), Marina Mathey (Jení), Eduardo Borelli (H.), Ivan Arcurshin (Oswald de Andrade), Màrjorie Gêrardi (Tarsila do Amaral), Johnnas Oliva (Menotti del Picchia). Bem como Regina Braga (Magda), Luciano Bortoluzzi (Tio Kruger), Ariane Aparecida (Miss Cyclone), Elisa Telles (Landa), Débora Duboc (Betty Kruger) e Ricardo Gelli (Theo).
Mário de Andrade – 13 de fevereiro (quinta-feira), às 23h30
O documentário, da década de 80, mostra os vários aspectos da vida, obra e personalidade do escritor, crítico, folclorista e jornalista. Assim também, traça um perfil de Mário de Andrade através de depoimentos de amigos e parentes. Entre os destaques, o escritor Rubens Borba de Moraes, que participou da Semana de Arte Moderna, fala sobre as obras de Mário, especialmente Macunaíma.
Semana de Arte Moderna – 14 de fevereiro (sexta-feira), às 23h30
A produção destaca os principais fatos, personagens, atos e efeitos deste Movimento. E conta com depoimentos históricos do poeta e jornalista Menotti Del Picchia, que pontua acontecimentos da Semana de Arte Moderna. O documentário mostra, ainda, releituras de poemas de Mário de Andrade, Olavo Bilac e outros grandes nomes da literatura brasileira.
22, Cem Anos Depois – 15 de fevereiro (sábado), às 22h30
Gravado no Theatro Municipal de São Paulo, o especial apresenta algumas referências. Assim como acontecimentos e personagens que estiveram diretamente ligados à Semana de Arte Moderna. Reúne episódios exibidos originalmente pela série homônima, de Miguel de Almeida.
Entre eles, estão Piolin, narrado por Hugo Possolo; Festa Brasileira em Rouen, narrado por Geraldo Carneiro; Darius Milhaud no Brasil, narrado por Arrigo Barnabé; Pixinguinha em Paris, narrado por Martinho da Vila; Viagens de Mário de Andrade, narrado por Anna Maria Kieffer. Laís de Câmara Cascudo, narrado por Rolando Boldrin; Lima Barreto, narrado por Paulo Lins. Cadillac Verde, narrado por Paulo Miklos; e Villa-Lobos, narrado por Júlio Medaglia.
Modernistas – 16 de fevereiro (domingo), às 22h e 22h30
A TV Cultura exibe em sequência, os dois primeiros episódios da série original Modernistas, que destacam Tarsila do Amaral – conduzido pela sobrinha-neta de Tarsila, conhecida como Tarsilinha – e Oswald de Andrade – narrado pela sua filha mais nova, Marilia de Andrade. Dirigida por Ricardo Elias, a produção foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da emissora e imagens de arquivo.