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Uber lança campanha de combate ao racismo estrutural no Brasil

A empresa usou frases ofensivas relatadas por motoristas parceiros e usuários do app. Apesar de deixar explícito que o preconceito não é tolerado em sua plataforma, a Uber, empresa por trás da plataforma mais utilizada entre os aplicativos de mobilidade urbana, vê seus motoristas e clientes enfrentarem situações racistas em uma frequência preocupante.

Visando combater esse problema que, muito além de seus usuários, afeta milhões de pessoas no Brasil, a empresa está lançando uma campanha de combate ao racismo estrutural, sendo dividida em duas fases para promover um conteúdo impactante e didático.

Com início em Maio, a primeira fase consistirá na divulgação de frases racistas relatadas por motoristas parceiros e usuários do aplicativo enquanto utilizavam o serviço. No meio urbano, o conteúdo será mostrado em pontos de ônibus e relógios de rua, enquanto as redes sociais devem disseminar os relatos no meio digital.

Mais futuramente, na segunda fase, o app da Uber exibirá vídeos que abordarão o assunto em um tom didático, explicitando ao usuário como e por quê combater o preconceito é essencial para todos. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Promundo, organização não governamental que reuniu denúncias de motoristas e clientes.

Temos consciência da responsabilidade em gerar debates sociais que estejam inseridos em nosso negócio, até por sua natureza e abrangência. Mas, para agir, não podemos trabalhar sozinhos: é preciso muita colaboração com parceiros internos e externos.

Luciana Ceccato, Diretora de Marketing da Uber no Brasil afirma que a empresa diz usufruir da sua presença no cotidiano das pessoas para que sua mensagem atinja a população em massa. Para ela, a iniciativa integra ao compromisso global da Uber em combater o racismo e, inclusive, promover a igualdade em sua hierarquia corporativa.

Em comunicado, a empresa reforça que é possível denunciar casos de racismo ao encerrar uma corrida através do próprio aplicativo. Basta que, no momento de avaliação do motorista ou cliente, ou ainda no site oficial da empresa, a vítima reporte o incidente à equipe de suporte em funcionamento integral.

Fonte: Uber