Você está visualizando atualmente UFMT lança plataforma que localiza eventos culturais em todo Estado
A plataforma virtual da UFMT, traz informações gerais sobre os eventos culturais fixos que detenham potencial turístico realizados no estado

UFMT lança plataforma que localiza eventos culturais em todo Estado

O objetivo do mapa é ser fonte dos eventos culturais no Estado

O Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (Nupes) da Universidade Federal de Mato Grosso, lançou o ‘Mapa de Eventos Culturais de Mato Grosso’. A plataforma virtual da UFMT, traz informações gerais sobre os eventos culturais fixos que detenham potencial turístico realizados no estado. O projeto é voltado para a sociedade em geral, artistas, produtores culturais e entidades governamentais.

Os eventos presentes no mapa representam um conjunto de eventos com continuidade em algum município. Ou de forma itinerante dentro do estado e que tenham como objetivo principal a promoção da cultura. Normalmente por meio de manifestações artísticas, abrangendo também eventos cívicos, religiosos e ligados a economia criativa.

Na plataforma, há possibilidade de consultar informações dos eventos a partir de filtros, além de acessar estatísticas descritivas dos eventos mapeados. Estão mapeados  467 eventos culturais fixos com potencial turístico no estado que vêm sendo realizados em 131 municípios mato-grossenses.

De acordo com o mapa, os municípios que mais realizaram eventos são Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. Eventos em maioria enquadrados nas categorias de Música, seguido de Social, Cívico e/ou Histórico e Religioso. O objetivo do Mapa de Eventos Culturais é ser uma fonte de informações sobre os eventos culturais periódicos realizados no estado. A partir da contribuição das entidades organizadoras quanto ao repasse e atualização das informações de forma colaborativa. Bem como de buscas realizadas por parte desta equipe de pesquisa.

A expectativa do Nupes para as informações disponibilizadas, é contribuir para a tomada de decisão dos agentes econômicos, particularmente do público diretamente interessado em eventos. O Núcleo, portanto, espera que seja como atividades profissionais ou de lazer, possam utilizar na gestão pública como subsídio de elaboração de políticas direcionadas a geração de emprego e renda e apoio ao setor.

Trabalho desde 2020

O mapeamento dos eventos culturais do estado de Mato Grosso começou em 2020, através de busca online e de pesquisa de campo junto às Prefeituras Municipais de Mato Grosso e contou com o apoio da Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso (Seadtur/MT) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).

Qualquer entidade organizadora de evento pública ou privada, pode ter seu evento apresentado ou atualizado no Mapa de Eventos mediante o preenchimento de um formulário online disponível na plataforma. Para dúvidas ou informações, entre em contato com a equipe: proj-eventosmt.fe@ufmt.br. Ou então, para mais informações sobre o desenvolvimento da pesquisa e do perfil dos eventos mapeados, acesse a Nota Técnica NuPES n. 5/2023.