Botelho aparece com 28,3% das intenções de voto, seguido do deputado federal Abilio Junior (PL) com 20,3%
Última pesquisa eleitoral de 2023, traz o deputado estadual Eduardo Botelho (União) na liderança na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2024, tanto na modalidade espontânea quanto nas estimuladas. O levantamento foi realizado pelo Percent Brasil e divulgado nesta quinta-feira (28).
Pesquisa
Em uma das estimuladas, quando se apresenta uma lista de nomes ao eleitor, o parlamentar aparece com 28,3% das intenções de voto, seguido do deputado federal Abilio Junior (PL) com 20,3%. Na terceira colocação aparece o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) com 15,3% das intenções de voto. Em seguida, o atual secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia (União) com 9,8, seguido do pastor Marcos Ritella (PRB) com 1,3%.
Também na modalidade estimulada, mas trocando o nome do Lúdio pelo do vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), como representante da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), Botelho se mantém na liderança com 30,7%, seguido por Abilio com 22%.
Já na terceira e quarta colocação, aparecem Garcia com 9,8% das intenções de voto, e Stopa com 4,4%. Ritela continua na lanterna com 1,3%.
A pesquisa realizada contou com 1.200 eleitores entre os dias 19 e 22 de dezembro tanto na zona urbana quanto na zona rural.
O que chama a atenção é o número de indecisos. No primeiro cenário apresentado, 15,8% dos eleitores entrevistados disseram não saber em quem votar para prefeito de Cuiabá.
No segundo, também na modalidade estimulada, aliás, o número é ainda maior, 17,7% afirmaram estar indecisos. A porcentagem de nulos e brancos também foi alta, ou seja, 9,2% e 13,1%, respectivamente.
Espontânea confirma Botelho
O deputado Botelho também segue na liderança na modalidade espontânea. O parlamentar foi lembrado por 10,8% do eleitorado. Em seguida aparece Abilio com 8,7%. Emanuel Pinheiro (MDB), que já não pode disputar a releeição, também pontuou, 6,8%. Na sequência, aparecem Lúdio com 4,4%, Garcia com 3,8%, Stopa com 0,8%, Juca do Guaraná com 0,7%, Rosa Neide 0,4%, Pastor Ritella e Michelly Alencar com 0,3% cada, e Gisela Simona com 0,2%.