A ligação, segundo a Ultracargo vai facilitar o escoamento de biocombustíveis vindos do Centro-Oeste
A Ultracargo informou que finalizou a construção de um desvio ferroviário que liga o terminal de etanol da Opla, joint venture da companhia com a BP, em Paulínia (SP), ao terminal de Rondonópolis (MT).
A ligação, segundo a Ultracargo vai facilitar o escoamento de biocombustíveis (etanol de milho) vindos do Centro-Oeste. Assim como o envio de derivados de petróleo para abastecer o agronegócio.
De acordo com a companhia, o desvio, que está conectado à malha ferroviária da Rumo, tem 4,4 km de linhas férreas, 14 posições de carga e 28 de descarga. A operação, com composições de até 80 vagões, terá uma capacidade de 180 mil m³ de tancagem estática. Possibilidade de movimentação de até 6 milhões de m³ por ano – 3 milhões de m³ de etanol e 3 milhões de m³ de derivados.
A Ultracargo também prevê outras entregas para este ano, entre elas um novo trecho de linhas férreas. O aumento da capacidade de armazenagem no terminal em Rondonópolis; expansão em Santos (SP); e a inauguração do terminal de Palmeirante (TO).
Novo Desvio Ferroviário Impulsiona Logística de Etanol
“Ao facilitar o escoamento da produção de etanol de milho e garantir o fornecimento de combustíveis para o Centro-Oeste, reforçamos nosso papel como provedores de soluções logísticas que impulsionam o desenvolvimento do agronegócio. Nosso compromisso, todavia, oferece serviços cada vez mais integrados, com foco em eficiência, segurança e sustentabilidade”, afirma Fernando Dihel. Ele é diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios da companhia.