Aulas do Unemat ofertadas na comunidade quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento
A Unemat iniciou a primeira turma de graduação em Educação Escolar Quilombola. O curso, ofertado na modalidade Turma Única, objetiva formar professores com domínio de conhecimentos específicos a partir do que estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pela resolução que criou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.
A oferta se dá por meio do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). O primeiro edital do Brasil, assim como a licenciatura quilombola na Unemat. As aulas realizadas na comunidade quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento.
Os alunos selecionados são, principalmente, membros quilombolas de Mato Grosso. Assim como professores da rede pública da educação básica e das redes de formação por alternância que já atuavam na área do curso.
Nos próximos oito semestres, eles cursarão 3.300 horas aula ofertadas por meio de módulos presenciais, num período de oito semestres.
Os professores da graduação em Educação Escolar Quilombola passaram por formação pedagógica ofertada pela coordenação do curso. E pela Coordenação Institucional do Parfor Equidade e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg/Unemat).
A comunidade quilombola de Mata Cavalo abriga aproximadamente 500 famílias de um grupo remanescente de escravos em Mato Grosso. A comunidade se destaca pela luta pela conservação de suas tradições e de suas terras.
A aula inaugural realizada nesta terça-feira (08.10), na Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, na comunidade Mata Cavalo. A cerimônia portanto contou com a presença de lideranças quilombolas, autoridades acadêmicas e políticas, tanto municipais quanto estaduais, apresentações culturais dos grupos Siriri – Ipê do Cerrado e Dança Afro: Herança de Tereza, e a palestra Erguer a voz: a luta e a construção de uma narrativa antirracista no contexto escolar acadêmico, ministrada pela egressa da Unemat e mestre em Ensino de História, Cristiane Soares.
A Parfor Equidade é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação do Governo Federal, com o objetivo de formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas e comunitárias que têm educação escolar indígena, quilombola, do campo, especial inclusiva e bilíngue de surdos.