No momento, você está visualizando Unidade de Coleta de Sangue fortalece a doação em Várzea Grande
Unidade de Coleta de Sangue em Várzea Grande, já apresenta resultados expressivos na vida de quem depende da doação para sobreviver

Unidade de Coleta de Sangue fortalece a doação em Várzea Grande

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, ressaltou que a unidade já demonstra sua importância para o sistema público de saúde

Com pouco mais de um mês de funcionamento, a Unidade de Coleta de Sangue Davi Almeida Franco, em Várzea Grande, já apresenta resultados expressivos e impacto direto na vida de quem depende da doação para sobreviver. Entre os dias 27 de novembro (um dia após a inauguração) e 30 de dezembro, o espaço realizou 155 atendimentos. Dessa forma, fortalecendo a rede pública de saúde e ampliando o acesso da população à doação de sangue no Município.

No período de 27 a 30 de novembro, realizaram 23 coletas, sendo 8 homens e 12 mulheres. Enquanto que no mês de dezembro, entre 1º e 30 de dezembro, a unidade contabilizou 132 atendimentos, dos quais 102 doadores estavam aptos, 59 homens e 43 mulheres, e 30 foram considerados inaptos após a triagem clínica, etapa fundamental para garantir a segurança do processo.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, ressaltou que a unidade já demonstra sua importância para o sistema público de saúde.

“Mesmo com apenas um mês de funcionamento, a unidade de coleta já mostra o quanto esse serviço era necessário para Várzea Grande. Estamos ampliando o acesso da população à doação de sangue, com um ambiente humanizado e profissionais preparados. Cada doação representa uma chance a mais de vida para quem precisa”, declarou.

O gerente da Unidade de Coleta de Várzea Grande, Jonair Meirelles, avaliou de forma positiva o primeiro mês de funcionamento e destacou o bom fluxo de doadores.

“A unidade está com um fluxo muito bom de público, dentro da média de expectativa que nós traçamos. Para este ano, a nossa meta é ampliar ainda mais os números de doadores. A unidade também está muito bem localizada, o que facilita o acesso da população e favorece essa boa procura”, explicou.

Conquista histórica para a saúde pública em Várzea Grande

Para o gerente do Hemocentro, Fernando Modolo, a implantação da unidade de coleta em Várzea Grande é uma conquista histórica para a saúde pública da região.

“Essa unidade representa um avanço muito importante para a nossa população. Ela aproxima a doação de sangue de quem mais precisa e facilita a vida de muitos doadores que, por diferentes motivos, não conseguem se deslocar até o Hemocentro em Cuiabá. O impacto é extremamente positivo, não só para Várzea Grande, mas para toda a Baixada Cuiabana, porque reforça os estoques de sangue e amplia o acesso da população à doação”, destacou.

Segundo Modolo, o fortalecimento dos estoques garante ainda mais segurança e assistência aos pacientes que aguardam cirurgias, tratamentos, atendimentos de emergência e vítimas de acidentes. Ele também fez questão de parabenizar a equipe da unidade pelo primeiro mês de funcionamento.

“Queremos parabenizar toda a equipe da Unidade de Coleta de Várzea Grande por esse primeiro mês de trabalho sério, comprometido, feito com muito cuidado e acolhimento à população. Cada mês de funcionamento representa centenas de vidas impactadas e muitas famílias beneficiadas”, afirmou.

Apelo neste inicio do ano

O gerente do Hemocentro também reforçou o apelo à população para a doação de sangue. Especialmente dos tipos O-, O+ e A-, que neste momento são os mais necessários.

“Doar sangue é um gesto simples, rápido e que salva vidas. Uma única doação pode beneficiar mais de quatro pessoas. Por isso, fazemos um apelo à população de Várzea Grande, Cuiabá e também a quem está de passagem por essas cidades. Então, pare alguns minutos do seu dia e venha doar. A sua atitude pode ser a esperança de alguém que está aguardando por uma transfusão. Doe sangue, salve vidas. Conte com a gente e venha para a Unidade de Coleta de Várzea Grande ou para o Hemocentro”, concluiu.