UPA Leblon terá capacidade para atender mais de 10 mil pessoas por mês
O Governo de Mato Grosso entregou nesta quinta-feira (13) a UPA do Bairro Jardim Leblon, em Cuiabá. O local tem capacidade para prestar mais de 10 mil atendimentos de urgência e emergência por mês.
A unidade foi concluída pelo Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde de Cuiabá, após ter sido iniciada em 2016 e não ter os prazos cumpridos.
A nova estrutura é moderna e completa. Possui aparelho de raio-X, box de emergência com seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de casos graves, 16 leitos de observação e vai realizar exames laboratoriais.
O governador Mauro Mendes destacou a satisfação em entregar a UPA em funcionamento aos cuiabanos.
UPA Leblon
A nova UPA, com atendimento 24 horas, ocupa uma área de 6.500 metros quadrados e custou R$ 8,6 milhões. Serão mais de 200 profissionais atuando na nova unidade, concluída após um trabalho intenso definido no início da intervenção.
Em março de 2023, quando o estado assumiu a Saúde de Cuiabá, a obra estava parada por falta de pagamento à construtora. O Gabinete de Intervenção Estadual regularizou os débitos em atraso, deu continuidade ao projeto e entregou a obra, com alto padrão de qualidade.
A presidente do Jardim Leblon, Erenice da Silva Melo falou em nome dos moradores da região sobre a finalização da obra, que já aguardada há seis anos.
Conforme informou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o período em que o estado está à frente da Saúde de Cuiabá tem revolucionário.
O deputado estadual Paulo Araújo, que então preside a Comissão de Acompanhamento da Intervenção na Saúde na ALMT, citou que quando o estado começou a administrar a Saúde não tinha nem itens básicos para a população.
Da mesma forma, o membro da Comissão Externa da Intervenção na Saúde Pública de Cuiabá, o deputado federal Abílio Brunini, parabenizou o estado pelo trabalho desempenhado na Saúde de Cuiabá.
A entrega da UPA representa o compromisso do estado para com a população cuiabana, de acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.