No momento, você está visualizando Usar fio dental pode reduzir risco de AVC, diz estudo
De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Sul, a prática de usar fio dental pode ajudar a reduzir os riscos de AVC - Foto: Reprodução/RedesSociais

Usar fio dental pode reduzir risco de AVC, diz estudo

Segundo os pesquisadores, o uso regular de fio dental diminui as infecções e inflamações orais

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Sul, a prática de usar fio dental pode ajudar a reduzir os riscos de AVC.

Segundo os pesquisadores, o uso regular de fio dental pelo menos uma vez na semana pode reduzir os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e fibrilação arterial. Além disso, diminui as infecções e inflamações orais.

Importância do fio dental aparente

A pesquisa, batizada de estudo Risco de Aterosclerose em Comunidades (ARIC), começou em 1987 e avaliou o uso doméstico de fio dental a partir de um questionário respondido por mais de 6 mil pessoas. Dos que utilizavam fio dental, 4.092 não sofreram AVC e 4.050 não diagnosticados com batimento cardíaco irregular, também conhecido como fibrilação atrial.

Ao longo dos 25 anos de estudo, 434 participantes tiveram AVCs, dos quais 147 causados por coágulos cerebrais em artérias maiores, 97 por coágulos cardíacos e 95 pelo endurecimento de artérias menores. Entre os participantes, 1.291 sofreram com fibrilação atrial no período analisado.

Os resultados foram apresentados na International Stroke Conference 2025, evento promovido pela American Stroke Association na próxima semana.

Principais sintomas do AVC

  • O AVC é uma das principais causas de morte no mundo e a principal causa de incapacidade para o trabalho;
  • Estima-se que cerca de 6,5 milhões de pessoas morram pela doença no mundo a cada ano;
  • Os principais sintomas são fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo, além de confusão mental;
  • Outros sinais são alteração da fala ou compreensão, na visão (em um ou ambos os olhos) e do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
  • Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente, também é um alerta de derrame.