No momento, você está visualizando CABEÇA DE OZEMPIC: Entenda consequências do uso do remédio para emagrecer
O remédio para emagrecer , pode trazer efeitos colaterais, principalmente se usado sem acompanhamento e indicação médica

CABEÇA DE OZEMPIC: Entenda consequências do uso do remédio para emagrecer

O remédio para emagrecer pode trazer efeitos colaterais, principalmente se usado sem acompanhamento e indicação médica

O Ozempic, é um remédio da farmacêutica Novo Nordisk, é conhecido pelos seus efeitos para emagrecer. Apesar de seu uso ser indicado para o tratamento do diabetes tipo 2, o remédio é usado off label — ou seja, fora das indicações da bula — para a perda de peso. Isso acontece devido à semaglutida, principal componente presente no medicamento.

Porém, apesar de a semaglutida ser aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o tratamento da obesidade, o uso do Ozempic para fins estéticos sem orientação e acompanhamento médico pode trazer riscos à saúde. Além disso, a rápida perda de peso proporcionada pela medicação traz consequências, como a flacidez e a “cabeça de Ozempic“, termo que viralizou nas redes sociais recentemente.

Além disso, a rápida perda de peso também pode causar flacidez no rosto, condição apelidada de “rosto de Ozempic“.

No entanto, segundo o especialista, essa flacidez pode acontecer também em outras regiões do corpo, como abdômen, flancos (parte lateral das costas), coxas e glúteos.

Um estudo feito com o Ozempic publicado em 2021 mostrou que, após 68 semanas de medicação, 86,4% dos participantes perderam 5% ou mais do peso corporal. Apesar de isso estar relacionado ao emagrecimento, a perda de peso corporal também pode diminuir a massa muscular e a densidade óssea, podendo levar à sarcopenia.

Outros possíveis efeitos colaterais do uso de Ozempic

A semaglutida é um componente análogo do hormônio GLP-1 e atua diretamente na secreção de insulina pelo pâncreas, ajudando a regular o nível de glicemia. Por isso, ela é indicada para o tratamento de diabetes tipo 2.

No caso do emagrecimento, a molécula ajuda a retardar o esvaziamento gástrico, promovendo uma sensação de saciedade mais prolongada. Além disso, o análogo do GLP-1 também atua no sistema nervoso central, nas vias de regulação do apetite.

Assim como toda medicação, os remédios à base de semaglutida podem trazer efeitos colaterais e riscos à saúde, principalmente se usados indevidamente e sem prescrição e acompanhamento médico.

Entre os efeitos colaterais possíveis do uso do Ozempic, segundo especialistas, estão:

  • Náuseas;
  • Inapetência excessiva;
  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade para se alimentar;
  • Desidratação (devido aos vômitos e diarreia);
  • Pedra na vesícula, devido à rápida perda de peso.