No momento, você está visualizando Vai viajar? Não se esqueça do certificado de vacinação contra COVID-19!
Qualquer cidadão brasileiro que recebeu todas as doses da vacina e assim completou o seu ciclo vacinal pode emitir o certificado de vacinação

Vai viajar? Não se esqueça do certificado de vacinação contra COVID-19!

Ele funciona como um passaporte de vacinação que pode ajudar em viagens

Se você já  se imunizou contra a COVID-19, já pode obter o Certificado Nacional de Vacinação emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica. Desse modo, ele funciona como um passaporte de vacinação que ajudará em viagens a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação. Entretanto, não tem validade internacional. Ou seja,  cada país pode decidir se aceita ou não.

O Certificado Nacional de Vacinação pode ser emitido pelo Conecte SUS, tanto no site quanto no aplicativo (Android/iOS). Antes de tudo, é necessário ter um login na plataforma Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal.

Entretanto, muitas pessoas se questionam sobre a possibilidade de ter um certificado de vacinação para comprovar o cumprimento do ciclo vacinal da COVID-19. Assim, garantir a imunização devida. Dessa forma, o ConecteSUS  garante esse controle e já está disponível. Permite ao usuário visualizar, imprimir ou salvar o certificado de vacinação da COVID-19. Desse modo, ele pode usar em viagens ou outras situações. Saiba como.

Quem pode emitir o certificado de vacinação

Qualquer cidadão brasileiro que recebeu todas as doses da vacina e assim completou o seu ciclo vacinal pode emitir o certificado. Assim, é preciso ter o seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.

Desse modo, esse registro pode ser feito por um profissional em sistema de informação ou por papel. De qualquer forma, é realizado pela Vigilância Epidemiológica local.

Como emitir o certificado de vacinação de COVID-19

Assim, para realizar a emissão do certificado de vacinação da COVID-19 é necessário ter cadastro no site do Governo Federal. A partir daí, é só baixar e instalar o app do ConecteSUS em seu smartphone.

  1. Abra o app em seu smartphone;
  2. Efetue o login com a sua conta de acesso do Governo Federal;
  3. Através do ícone “Vacinas”, acesse a Carteira de Vacinação Digital;
  4. Verifique se os registros de doses recebidas da COVID-19 já estão atualizados;
  5. Clique nas doses recebidas para maior detalhamento;Aplicativo ConecteSUS registra as vacinas de COVID-19 tomadas pelo cidadão
  6. Clique no botão “Certificado de Vacinação” para emitir o certificado;emissão do certificado de vacinação covid-19 no aplicativo do SUS
  7. Você poderá salvar como PDF ou adquirir seu QR Code.

Baixar o certificado pelo navegador

Para emitir o certificado de vacinação da COVID-19 diretamente pelo navegador de internet, as etapas são similares às utilizadas pelo app. Lembrando que antes de mais nada precisa ter um cadastro no site do Governo Federal.

  1. Entre no site oficial do ConecteSUS;
  2. Clique no botão “Acessar” da aba “Cidadão”;
  3. Faça o login com a sua conta de acesso do Governo Federal;Site oficial do Conecte SUS
  4. Clique em “Vacinas”;Certificado vacina COVID-19
  5. Verifique se os registros de doses recebidas da COVID-19 já estão atualizados;
  6. Clique nas doses recebidas para maior detalhamento;
  7. Clique no botão “Certificado de Vacinação” para emitir o certificado;
  8. Você poderá salvar como PDF ou adquirir seu QR Code.

Emitido pelo ConecteSUS é válido em todo o território nacional

O certificado de vacinação da COVID-19 emitido pelo ConecteSUS é válido em todo o território nacional e tem validade de doze meses a partir da data de emissão. Para autenticar quando for necessário, é possível apresentar o código de 16 digitos e/ou o QR Code do documento.

Caso o registro da vacina não apareça no sistema após dez dias da data de vacinação, será preciso verificar se houve algum problema de digitação com a equipe que administrou as doses no estabelecimento de saúde ou Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde.

Entretanto, se identificar erro de informação em seu certificado, é direito do titular de dados pessoais obter a correção de dados incompletos. Os agentes pela coleta, digitação e envio dos dados ao Ministério são os responsáveis pela correção.

Ft: Ministério da Saúde e tecnoblog e canaltech