2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente ocorrerá no dia 21 de janeiro.
O município de Várzea Grande se destaca como pioneiro no estado de Mato Grosso ao realizar a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, com o tema central “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento ocorrerá no dia 21 de janeiro, das 8h às 17h, no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), em formato exclusivamente presencial.
As inscrições já estão abertas e podem realizadas de forma gratuita pelo link: https://forms.gle/2RQ7WVsbxMqmfumN8. Aguardam cerca de 300 participantes, incluindo professores, estudantes, profissionais liberais e cidadãos interessados em debater as questões ambientais e climáticas.
Evento preparatório
A conferência, organizada pela prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), conta com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios, do governo do Estado (através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA), da Universidade de Brasília (UNB) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do governo federal.
De acordo com o secretário municipal, Ricardo Costa Amorim, o evento visa promover a participação da sociedade civil organizada, professores, estudantes e demais interessados.
O evento servirá como etapa preparatória para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 18 e 19 de fevereiro, e para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, previstas para este ano. Durante o encontro em Várzea Grande, elegerão 10 delegados que representarão o município nas etapas seguintes.
Protagonismo
Segundo a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da SEMA-MT, Juliana Carvalho, Várzea Grande foi escolhida para realizar a conferência municipal devido ao engajamento da nova gestão municipal, que desde o início se colocou à disposição para trabalhar o tema e organizar o evento, reconhecendo a relevância da discussão contudo sobre emergências climáticas e sustentabilidade.
Assim também, participaram da reunião de organização do evento o secretário-adjunto da SEMMADRS, Felipe Vieira e a coordenadora municipal de Meio Ambiente, Cintia Serrano.
Programação diversificada
A programação contará com um evento principal na parte da manha. No período da tarde, os participantes poderão escolher entre cinco salas temáticas. Isto é: Mitigação, Transformação ecológica, Justiça climática, Adaptação e preparação para catástrofes. Além de Educação ambiental e governança.
Sobre os subtemas, Ricardo Costa Amorim ressalta que pensaram em cada um deles para abordar de forma prática e objetiva os desafios impostos pela crise climática global.
Além disso, Tatiana Monteiro, representante da comissão organizadora da Conferência Estadual, destacou a importância do envolvimento da população local. “Esse é um momento de grande relevância para que a sociedade participe das decisões sobre o futuro ambiental do estado e do país. A discussão no âmbito municipal é a base para transformações mais amplas”, afirmou.