Você está visualizando atualmente Várzea Grande tem projetos classificados e professoras irão para Portugal
Várzea Grande tiveram projetos classificados e irão participar do curso STEAM na Fábrica da Ciência Viva na cidade de Aveiro em Portugal - Foto: PMVG

Várzea Grande tem projetos classificados e professoras irão para Portugal

Professoras de Várzea Grande tiveram seus projetos classificados e irão participar do curso STEAM na Fábrica da Ciência Viva

A professora Juliane Cortez Andrade, da EMEB Jaime Veríssimo de Campos Júnior – Jaiminho, seguirá para Portugal por conquistar o 2º lugar no concurso Docente Escritor. Além disso, mais duas professoras da rede municipal de Várzea Grande tiveram seus projetos classificados e também irão participar do curso STEAM na Fábrica da Ciência Viva na cidade de Aveiro em Portugal no próximo mês de novembro.

A professora Vânia Cristina Rissato Buzelli, da EMEB Faustino Antônio da Silva, desenvolveu com seus alunos do 5º ano A o projeto Cela Braille. Isto é, projeto que visa desenvolver habilidades linguísticas e sociais com foco no Sistema Braille e no combate ao trabalho infantil.

Os alunos criaram um livro em braille, texturizado e validado por pessoas cegas, utilizando o equipamento plotter de recorte.

O concurso selecionou projetos autorais desenvolvidos de maneira autêntica e original para compor um livro de projetos makers

O objetivo é utilizar diversas linguagens para comunicação e resolução de conflitos e promover a inclusão, justiça social e o respeito às diferenças. A professora explicou que os alunos participaram ativamente, ampliando seu conhecimento sobre o sistema braile. Dessa maneira, discutiram o trabalho infantil e destacaram a importância da inclusão e acessibilidade.

Professora e coordenadora Pedagógica Helena de Fátima Fernandes da Silva desenvolveu com os alunos do 5º ano da EMEB Abdala José de Almeida, o projeto “Makers e o Aquecimento Global”. A professora disse que, dividiram os grupos e utilizaram tecnologias como impressoras 3D e materiais reciclados. Os alunos pesquisaram o tema e desenvolveram protótipos de cidades, demonstrando o efeito estufa e o aquecimento global.

As professoras seguem para Portugal por meio da realização do Concurso Docente Escritor. O concurso selecionou projetos autorais desenvolvidos de maneira autêntica e original para compor um livro de projetos makers com previsão de lançamento no segundo semestre de 2024.