Você está visualizando atualmente Várzea Grande é a única cidade de MT no Programa Escolas Criativas
O Programa Escolas Criativas, aplicado em Várzea Grande, é para para crianças de 6 a 14 anos

Várzea Grande é a única cidade de MT no Programa Escolas Criativas

O Programa Escolas Criativas apresenta uma nova ótica da educação para Várzea Grande

A Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), foi selecionada para participar do Programa Escolas Criativas. É uma idealização da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), com apoio da Fundação Lemann e da Fundação LEGO.

O Programa visa fomentar a implementação de soluções que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa. Além disso, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças de 6 a 14 anos.

No decorrer do projeto, os professores têm o incentivo de desenvolver as suas próprias atividades. Utilizando então os princípios da aprendizagem criativa e recursos de robótica, computação e materiais reutilizáveis, como papelão, papel e embalagens recicláveis.

A meta do Programa é abranger 500 mil alunos até 2024. Para tanto, já selecionou 13 secretarias municipais e três secretarias estaduais de Educação para integrarem a iniciativa.

De acordo com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, a seleção da Rede Municipal de Ensino para compor o Programa atesta mais uma vez a dedicação da gestão em buscar inovações e melhorias para a população.

“Não há dúvidas sobre a importância da Educação para a construção de um futuro melhor. Por meio da Smecel, conseguimos compor um grupo seleto de cidades que poderão aproveitar deste apoio no desenvolvimento da nossa educação”, afirma.

Sobre a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações. A ideia é sobretudo promover práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país.

Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015.