Comemoração ao mês dedicado à mulher: Debater, discutir metas e definir ações sempre serão fundamentais para se reverter o quadro de diferenciação entre homens e mulheres e trabalhar pela igualdade como princípio de convivência mútua
Com políticas públicas inovadoras como a Casa de Sarita, Várzea Grande tem se destacado na atenção especial às mulheres e suas famílias, e, nas ações visando colocar as mesmas em condição de igualdade com os homens e tendo acesso a oportunidades de empregabilidade, capacitação profissional e atendimentos especializados.
A primeira-dama de Várzea Grande, Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, deu início às comemorações ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo mundo no dia 8 de março. Ela participou da abertura do movimento Mulheres em Evolução. Essa é a terceira edição do evento que durante todo o mês de março realizado em um Centro de Referência em Assistência Social – CRAS. O encontro de abertura ocorreu na unidade do bairro São Mateus.
A primeira-dama frisou que é importante para a gente reforçar a figura feminina. “É por isso que estamos aqui nesta manhã e que cada um de vocês se sintam especial, se sintam honradas e vistas”.
Evento continua nas demais quintas-feiras do mês
Kika Dorilêo disse ainda que, infelizmente, como sociedade ainda não chegamos aonde deveríamos, em matéria de proteção às mulheres, já avançamos muito. Mas ainda temos um caminho longo a percorrer. “E para que isso aconteça é muito importante que as mulheres, principalmente as meninas, se inspirem em outras mulheres. Quanto mais mulheres estudarem, trabalharem e ocuparem espaços de destaque, mais políticas públicas especiais voltadas para as mulheres nós teremos”.
A vereadora Eucaris Terezinha de Arruda Barros destacou o papel da mulher e principalmente, a jornada de trabalho que todos nós desempenhamos.
A Guarda Municipal, Flávia Cunha, lembrou que a Guarda Municipal de Várzea Grande também atua na Rede de Proteção às mulheres do município e que o trabalho desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha, tem alcançado resultados positivos.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que o Movimento Mulheres em Evolução criado numa ideia proposta pela primeira-dama Kika Dorilêo Baracat.
A secretária disse ainda que o evento continua nas demais quintas-feiras do mês. “Hoje tivemos a abertura do evento no CRAS São Mateus. E a agenda segue no dia 14 no CRAS Jardim Glória, no dia 21 no CRAS Santa Maria, e no dia 28 o encerramento acontece no CRAS Cristo Rei e todos estão convidados a participarem desse grande movimento”.
Palestrante
A titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso, Mariell Antonini Dias, convidada para participar do evento como palestrante. Ela destacou a importância da data 8 de março, e da necessidade de as mulheres conhecerem os seus direitos, e a Rede de Proteção existente se precisarem de ajuda.
“O mês de março é um mês muito especial que tratamos o direito das mulheres, os avanços, as políticas públicas e tudo que for alterando em termo de legislação, comportamentos sociais exigidos perante as mulheres. É importante neste mês falarmos um pouquinho também da violência praticada contra as mulheres. Porque conseguimos reunir essas mulheres, conseguimos dar uma atenção referente a temática, e quais os mecanismos que a polícia tem a sua disposição para trabalhar. É um momento também para falarmos de vários outros fatores que culminam para que essa mulher permaneça nesse quadro de violência doméstica que ela tem grande dificuldade de romper”, destacou a delegada.
Mariel disse ainda que o movimento tem também o propósito de elevar a autoestima das mulheres, compartilhando informações. E sobretudo, deixando claro que todas nós somos responsáveis por nossos atos, nossas vontades e pela nossa felicidade.