Prefeitura de Várzea Grande quita 16ª folha salarial dentro do mesmo mês e empossa concursados
A Prefeitura de Várzea Grande quitou (31), a 16ª folha salarial da gestão do prefeito Kalil Baracat (MDB) e empossa neste dia 1º de junho, os últimos de quase 3 mil aprovados no concurso público de 2018. Dessa forma, áreas essenciais como Saúde, Educação e Social, empossaram alguns classificados, além dos aprovados.
Mais uma vez, o pagamento ocorre dentro do mês trabalhado. Assim a pontualidade garante o giro econômico de cerca de R$ 35 milhões antes mesmo da virada do mês.
O prefeito, que esteve reunido com sua equipe econômica, reafirmou o calendário salarial, que é elaborado todo início do ano e é rigorosamente cumprido.
“Sabemos que esses recursos são bastante aguardados pelos servidores e pelas empresas e indústrias locais. Antes da virada do mês sabem que podem contar com essa capitalização dentro da cidade. Nossos servidores podem planejar seu orçamento doméstico sem qualquer receio de ‘furos’; uma vez que o salário cai em conta sempre no último dia útil do mês. O salário em dia é uma forma de mitigar os efeitos da inflação em dois dígitos que corrói o poder de consumo”.
Kalil lembrou ainda que recentemente autorizou a convocação dos últimos aprovados no concurso público realizado em 2018 e já prepara a realização de novos concursos, como o da Guarda Municipal.
“Estamos dentro da lei e da ordem respeitando os limites de gastos com o funcionalismo público; analisando e levantando impactos quanto a realização de novos concursos como da Guarda Municipal; até porque recentemente concedemos reajustes para todo o funcionalismo público municipal que variou entre 7% até 13,8% se considerarmos além do RGA; a elevação de todos os níveis da carreira do funcionalismo público municipal”, disse Kalil Baracat.
Balanço Fiscal
Na última sexta-feira, a prefeitura apresentou o balanço financeiro do Município neste primeiro quadrimestre de 2022. Os dados evidenciaram a eficiência dessa gestão na condução do orçamento público; excelência essa que garante investimentos, salários em dia e garantia de direitos aos servidores.
Ao tomar ciência de detalhes do Balanço Fiscal – a primeira parcial do ano – o prefeito destacou os avanços em área essenciais; “tudo isso porque, mês a mês, estamos superando o desafio de manter o equilíbrio financeiro em momentos de incertezas e mais que pagar as contas em dia; assim geramos um superávit de mais de R$ 52 milhões. Os números comprovam o vigor da saúde financeira de Várzea Grande”, comemorou o prefeito Kalil.
O prefeito lembrou que não apenas os salários dos servidores são pagos dentro do prazo; como também outros compromissos de fornecedores; prestadores de serviços; empreiteiros entre outros.
Diante dos dados ainda, o prefeito ressaltou que embora haja adversidades no cenário macroeconômico, existe dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF; uma posição bastante confortável de Várzea Grande.
“Mesmo ampliando os gastos com a folha ao cumprir direitos dos servidores como pagamento do RGA e do nivelamento funcional; como prevê o Plano de Carreiras, Cargos e Salários de Várzea Grande; o nosso gasto com pessoal, incluindo a então Administração Direta; bem como o Departamento de Água e Esgoto (DAE) e o Instituto de Previdência (PREVIVAG), que representa 42,71% da receita. O limite prudencial é de 51,30% e o teto de gastos, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é de 54%. Existe todo um esforço da gestão para garantir compromissos de campanha e manter o ritmo de investimentos”, pontou o prefeito.
Fonte: PM Várzea Grande