Além dessas unidades, cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs) e duas Centrais de Captação receberão o sistema de segurança
A prefeitura de Várzea Grande está implementando um amplo sistema de monitoramento para reforçar a segurança das ETAs e DAE. A iniciativa busca evitar e coibir furtos, atos de vandalismo e sabotagens, que têm comprometido o abastecimento de água na cidade.
A instalação das câmeras de segurança está sendo conduzida pela Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, que tem uma equipe dedicada exclusivamente a essa missão. O processo teve início na Central de Captação da Guarita, mas devido às fortes chuvas, a instalação foi adiada. Entretanto, retornaram os trabalhos e a primeira câmera entrou em fase de configuração. Dessa maneira, permitirá monitoramento em tempo real, tanto pelo DAE quanto pela Guarda Municipal de Várzea Grande (GM-VG).
Nesta terça-feira (25), a Central de Captação do Chapéu do Sol também receberá um sistema de vigilância. Importante ressaltar que, após a instalação, as câmeras precisam passar por um processo técnico de configuração para garantir o funcionamento contínuo 24 horas por dia.
Além dessas unidades, cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs) e duas Centrais de Captação receberam o sistema de segurança. Ele faz parte dos equipamentos em trânsito de São Paulo para Várzea Grande. Dessa forma, a prefeitura irá avançar com as instalações de maneira gradativa, à medida que os novos dispositivos chegarem ao município.
Parceria com o programa Vigia Mais MT e ampliação do monitoramento
Além da instalação inicial das câmeras, a prefeitura e o DAE estão trabalhando na adesão ao programa Vigia Mais MT, da Sesp. A iniciativa permitirá que Várzea Grande conte com um sistema de vigilância ainda mais robusto. Assim, incluirá tecnologia avançada de monitoramento, com gravação noturna, identificação facial e alcance de até 60 metros.
De acordo com o diretor-presidente do DAE, coronel Sandro Azambuja, a adesão ao programa faz parte das medidas emergenciais que vêm sendo adotadas após o decreto de Calamidade Pública. A intenção é adquirir 100 câmeras de segurança para os principais pontos estratégicos do abastecimento de água na cidade.
Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Fernando Augustinho, a tecnologia disponível no Vigia Mais MT será um grande reforço para Várzea Grande.