No momento, você está visualizando Servidores da Saúde de Várzea Grande são capacitados em linguagem de Libras
Aulas de libras em Várzea Grande planejam trazer mais inclusão aos cargos públicos

Servidores da Saúde de Várzea Grande são capacitados em linguagem de Libras

A capacitação em Libras é gratuita para todos os servidores municipais de Várzea Grande

Várzea Grande, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, iniciaram o processo de capacitação em Linguagem de Libras, dos profissionais da rede municipal de Saúde. O objetivo é difundir o uso da Língua Brasileira de Sinais entre os servidores e promover a acessibilidade da comunidade surda e muda aos serviços ofertados pela saúde no município.

“É um passo enorme para inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais como surdos e mudos; e também para que os profissionais de saúde, sejam eles médicos, enfermeiros, auxiliares entre outros poderem prestar um atendimento melhor; mais eficiente e principalmente resolutivo para a população”, disse o prefeito Kalil Baracat, ressaltando os esforços feitos por sua administração para torná-la inclusiva para todos.

A capacitação é gratuita para os servidores municipais e não tem custo extra para o Poder Público de Várzea Grande; uma vez que as aulas são ministradas por educadores da Rede Municipal de Ensino, às quartas e quintas-feiras; então com previsão de conclusão no mês de julho.

Neste primeiro momento, a qualificação alcançará cerca de 80 profissionais das diversas áreas da saúde como técnicos de enfermagem, atendentes, entre outros, para facilitar a comunicação entre os usuários surdos/mudos e os profissionais da Saúde. Porém outros servidores públicos já se inscreveram para a formação de novas turmas.

Servidores da Saúde de Várzea Grande são capacitados em Libras

Parceria

Segundo o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, a administração buscou a parceria com a Secretaria de Educação pela praticidade e economia. Dessa forma o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde em Várzea Grande será feito da melhor maneira possível, principalmente, no quesito inclusão social.

“Essa capacitação é importante para garantir a acessibilidade dos usuários deficientes auditivos, pois prepara nossos profissionais para ofertarem um atendimento mais humanizado, digno e de qualidade”, destaca.

“Durante as aulas estão sendo trabalhados, o alfabeto, o manual de Libras, os numerais, linguagem técnica da saúde, bem como outros elementos para consolidar a capacitação dos profissionais de forma que eles possam ofertar um acolhimento mais humano à comunidade surda nas unidades de saúde do município”, explica a superintendente de Gestão em Saúde, Lucélia Cristina de Lima Lopes.

Conteúdo didático

Servidores da Saúde de Várzea Grande são capacitados em Libras

Nos encontros são abordadas ainda questões como legislação referente ao tema, cultura e identidade das pessoas com surdez. Dentro da programação e metodologia didática, os alunos devem contribuir com a capacitação, participando de simulações do atendimento com o profissional.

Para Lucélia, o curso propicia um acolhimento diferenciado ao paciente. “Achei brilhante essa iniciativa, pois além de possibilitar a inclusão, promove a superação de barreiras de comunicação com esses pacientes. O curso traz um olhar mais sensível para o tema”, avalia.

Fonte: PM de Várzea Grande