A prefeita Flávia Moretti esteve na Superintendência do MAPA para receber o equipamento e destacou a importância do investimento
A Prefeitura de Várzea Grande recebeu mais um importante reforço para a agricultura familiar do município. Por meio de articulação junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com apoio do ministro e senador Carlos Fávaro, o município foi contemplado com uma pá carregadeira, entregue dentro do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), iniciativa do Governo Federal.
O novo equipamento é o décimo maquinário recebido somente no primeiro ano da gestão da prefeita Flávia Moretti (PL) e do vice-prefeito Tião da Zaeli, totalizando um investimento aproximado de R$ 3,3 milhões, destinados ao fortalecimento da agricultura familiar, piscicultura e manutenção das estradas vicinais da zona rural.
A prefeita Flávia Moretti esteve na Superintendência do MAPA para receber o equipamento e destacou a importância do investimento para o desenvolvimento rural do município.
“Esses maquinários são de grande importância para a nossa agricultura familiar, para a piscicultura e para todas as famílias que trabalham com a economia agrícola do nosso município. Essa máquina, e outras que ainda estão por chegar, fortalecem diretamente o agricultor, porque vamos disponibilizá-las para a movimentação de terra, construção e manutenção de tanques, além do cuidado com as estradas vicinais”, afirmou.
Flávia ressaltou ainda que o investimento representa uma mudança histórica no tratamento dado ao setor em Várzea Grande
“É uma troca com a agricultura familiar. Durante muitos anos esse setor foi deixado de lado, e hoje estamos fortalecendo de verdade. Desde o início da gestão, já são mais de R$ 3 milhões investidos em máquinas, caminhões e caminhonetes. Ao todo, são dez equipamentos que atendem diretamente agricultores e piscicultores da zona rural, garantindo melhores condições de trabalho sem que eles precisem arcar com altos custos de aquisição desses maquinários”, completou.
A prefeita também fez questão de agradecer ao Governo Federal e ao ministro Carlos Fávaro pela interlocução que viabilizou as entregas.
“Quero ressaltar o nosso agradecimento ao Governo Federal e ao ministro Fávaro, que fez toda essa articulação entre Várzea Grande e o Governo Federal para que essas máquinas estivessem hoje aqui. É com muita alegria que recebemos essa pá carregadeira, retirada diretamente no MAPA”, destacou.
Agricultura familiar em novo patamar
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, reforçou que essa não é a primeira entrega e que o município vive uma nova realidade no campo.
“Essa já é a quarta entrega que recebemos, tanto do Governo do Estado quanto agora do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura. A importância é enorme, porque hoje a agricultura familiar precisa de equipamentos mais modernos e mais fortes. Esses maquinários servirão tanto para a conservação das estradas quanto para a manutenção de tanques e poços”, explicou.
Conforme o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, Várzea Grande possui cerca de seis comunidades produtivas. Dessa forma, irão atendê-las de forma intercalada com o uso dos equipamentos.
“Essa pá carregadeira tem uma finalidade muito clara dentro desse contexto. É um passo muito grande. Já recebemos uma quantidade expressiva de máquinas e ainda há mais equipamentos previstos, como motoniveladora e prancha para transporte de tratores. É um investimento imenso, algo que não lembro de ter acontecido antes no município. Queremos avançar ainda mais com a agricultura familiar”, concluiu Amorim.
Até o momento, Várzea Grande já foi contemplada com:
• Duas retroescavadeiras
• Uma pá carregadeira
• Dois caminhões
• Um trator
• Um caminhão-pipa
• Uma caminhonete Hilux
• Uma caminhonete Montana
Com a nova pá carregadeira, o município soma dez máquinas e veículos, ampliando significativamente a capacidade de atendimento às comunidades rurais.
O fortalecimento da agricultura familiar tem sido uma das prioridades da atual gestão. Sendo assim, garante melhores condições de produção, geração de renda e desenvolvimento sustentável para a zona rural de Várzea Grande.



