Medidas para desabrigados: Famílias acolhidas em casas de amparo do Município e população pode contribuir com doações no Cras Cristo Rei
Vinte e três pessoas de cinco famílias venezuelanas estão desabrigados, após perderem suas moradias devido às fortes chuvas que atingiram Várzea Grande ontem (1º). Sensibilizada, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), visitou os desabrigados na manhã deste domingo (2), compartilhando o café da manhã com eles e verificando se estão recebendo toda a assistência necessária até serem realocados de forma definitiva.
As ruas dos bairros Alameda e Construmat alagadas e as águas invadiram casas, forçando essas famílias a deixarem as residências, interditadas pela Defesa Civil municipal. Sem ter para onde ir, as famílias acolhidas pelo Poder Público, passaram a noite na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Emanuel Correia de Almeida”, na Alameda.
O secretário municipal de Assistência Social, Gustavo Henrique Duarte, informou que as mulheres e crianças foram encaminhadas para a Casa de Amparo às Mulheres. Enquanto que os homens irão para a Casa de Acolhimento “Rogina Marques de Arruda”, um abrigo exclusivo para homens. Conforme informou, todos estão recebendo o suporte necessário, com avaliação documental para verificar se possuem Cadastro Único e quais são suas principais necessidades.
A assistente social, Mara Thaís de Souza Oliveira, do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Cristo Rei, ressaltou que a retirada dessas famílias foi uma medida emergencial devido às condições precárias das moradias.
A tragédia afetou profundamente as famílias atingidas, Adin Del Valle Torres Flores, relata que perdeu tudo e que não houve tempo para salvar os pertences.
Sua esposa, Vandri Coromoto Rivas, compartilhou a mesma angústia. “A água subiu muito rápido. Foi assustador. Mas somos gratos pelo apoio que estamos recebendo. Só estou preocupada com meus filhos, pois três estão em idade escolar e as aulas começam amanhã”, disse.
Yoelas Del Valle Hernandez Vargas, grávida de cinco meses, também está apreensiva com o futuro. “Estou muito preocupada, mas confio que a prefeitura vai nos ajudar a recomeçar”, afirmou.
Como ajudar
Diante da situação, o Cras do Cristo Rei está recebendo doações para essas famílias, que perderam tudo. São necessários alimentos, fraldas, roupas para homens, mulheres e crianças, além de brinquedos e móveis. Os donativos podem ser entregues de segunda a sexta-feira em horário comercial no endereço: Rua Professora Isabel Pinto, 258, bairro Cristo Rei, Várzea Grande.