Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde está em Projeto de Lei em Várzea Grande
O prefeito Kalil Baracat encaminhou à apreciação urgente dos vereadores, o projeto de Lei que trata do Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), que será elevado para R$ 2.424,00 (Dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais) entre recursos do Governo Federal e do Tesouro Municipal de Várzea Grande.
“Com certeza eles darão um salto na qualidade nos serviços de saúde prestados em Várzea Grande, pois são profissionais fundamentais para a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Explicou o prefeito Kalil Baracat, sinalizando que o Poder Executivo trabalha pela valorização de todos os servidores públicos.
Somente neste ano de 2022, eles receberam entre correção salarial, 7% e elevação de nível estimado em 5% para todos os servidores. E 12,84% para os professores que também tiveram elevação de nível na totalidade do direito de cada funcionário.
Kalil Baracat lembrou que a Saúde Municipal teve e continua tendo uma atuação de destaque e com repercussão positiva, por causa da pandemia da COVID-19. Ou seja, um momento que precisamos dos médicos, enfermeiros, auxiliares até mesmo de servidores da área administrativa. Serviço redobrado por causa das campanhas de vacinação e das exigências e cuidados redobrados.
O prefeito lembrou que Várzea Grande tem anualmente investido quase o dobro do que estabelece a legislação em saúde pública. A lei prevê 15% das Receitas Correntes, e a sua administração supera os 28%.
Os ACS devem estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas. Objetivo é a promoção da saúde e a prevenção das doenças, de acordo com o planejamento da equipe, cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados, orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde.