No momento, você está visualizando Várzea Grande se prepara para vacinação de crianças de 5 a 11 anos

Várzea Grande se prepara para vacinação de crianças de 5 a 11 anos

Várzea Grande abre cadastro para crianças entre 5 e 11 anos e define locais exclusivos para vacinação

Com 1.840 doses recebidas da Secretaria de Estado de Saúde, Várzea Grande abriu (17) o cadastro para vacinação de crianças de 5 a 11 anos. De acordo com determinação do PNI – Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde a aplicação das doses começará com as prioridades. Isto é, os portadores de comorbidades ou deficiências; indígenas e quilombolas.

Portanto, três pontos já estão prontos para a aplicação das doses das crianças que deve ser em local separado das demais pessoas a serem vacinadas.

“A ordem do prefeito Kalil Baracat é de atenção total a saúde, sem, contudo, deixar de lado outras prioridades também importantes para a população como um todo. Por isso temos atuado com zelo na vacinação das pessoas para que as mesmas se tornem imunes e possam retomar suas vidas dentro desta nova normalidade”, explicou o prefeito em exercício José Hazama.

Várzea Grande define locais de vacinação para crianças. Confira:

Clínicas Médicas do Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG no Grande Cristo Rei; Escola Estadual Adalgisa de Barros no Centro da Cidade; Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Jr (Grande Mapim/Imperial).

Várzea Grande vai colocar em prática uma migração de bancos de dados das Escolas Públicas para então facilitar a inscrição das crianças. Ou seja, aqueles alunos que se encontram regularmente matriculados em unidades de ensino público.

Sendo assim, terão seus dados transportados para o Banco de Dados da Secretaria Municipal de Saúde para agilizar e acelerar o processo de inscrição e posterior vacinação na medida em que forem chegando as vacinas.

“Quando da liberação da vacina para os profissionais da Educação, nós migramos os dados das unidades públicas e particulares para conseguir atender com mais celeridade e eficiência”, disse o secretário de Saúde, Gonçalo Barros.

Várzea Grande vacinação crianças de 5 a 11 anos

Como fazer o cadastro

O cadastro estará disponível, portanto, na página oficial do site da Prefeitura de Várzea Grande, pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br. Assim, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE, é necessário apresentar documentos pessoais como a Certidão de Nascimento, CPF e RG se tiver ou dos pais. Mas principalmente o Cartão do SUS e comprovante de endereço.

Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável, que precisa apresentar documento pessoal ou enviar autorização assinada.

“Estrategicamente escolhemos estes três pontos, que são importantes, locais, de fácil acesso, amplos, arejados, e que vão dar segurança, conforto e agilidade aos trabalhos de vacinação. Mas não queremos provocar aglomerações ou congestionamento nos pontos de vacinação, pela própria segurança deles e da família. Pois já atravessamos a quarta onda da Pandemia da COVID-19 e de Síndromes Gripais. Tudo foi discutido com o prefeito em exercício José Hazama e comunicado ao Comitê de Enfrentamento a COVID-19”, explicou o secretário, Gonçalo de Barros.

O titular da pasta de Saúde de Várzea Grande fez um alerta que faz parte do protocolo clínico para as crianças que testaram positivo para COVID, devendo aguardar 30 dias a partir dos primeiros sintomas para se vacinar, logo após realizar os exames necessários.

Já aquelas com sintomas gripais (que testaram negativo para COVID) devem aguardar melhora e não podem apresentar quadro febril. Do mesmo modo, aquelas que receberam algum tipo de imunizante em prazo inferior a 15 dias também não podem tomar a vacina. “Este alerta é muito importante e faz parte das orientações do Ministério da Saúde, para melhor segurança da saúde da criança”, explicou.

Vacinação de 12 anos

Para estas faixas etárias a vacinação contra a COVID-19 ocorre normalmente, nesta semana, de 17 a 22 de janeiro;

De segunda a sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo Fiotão, com mudança de horário, das 8h às 17h. E sexta, haverá das 8h às 22h, a edição do ‘Sextou Vacina VG’.

No sábado, dia 22 de janeiro, em sistema drive thru no Parque Berneck e funcionará das 8h às 16h.

Locais de Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde: Alerta para alteração

A vacinação será realizada nos seguintes locais em horário de expediente, entre 8h às 11h e das 13h às 16h, com mudança para 13 Unidades disponíveis.

As unidades que atenderão a demanda, são:

Várzea Grande se prepara para vacinação de crianças de 5 a 11 anos

Centro Saúde Nossa Senhora da Guia; UBS Cabo Michel; Policlínica Atenção Primária Cristo Rei; ESF Jardim Manaíra; UBS Ouro Verde; Clínica de Atenção Primária 24 de Dezembro; Policlínica Atenção Primária Parque do Lago; PSF Capão; Centro de Saúde Cohab Cristo Rei e Policlínica Marajoara.

Ainda assim, as UBS Aurília Curvo; UBS São Mateus e a UBS do Água Vermelha.

As Clínicas de Atenção Primária do Jardim Glória e a do Santa Isabel, ficam exclusivas para diagnóstico e tratamento das Síndromes Gripais.

“Esta reorganização foi necessária, porque reabrimos a UPA do IPASE 24h, como referência aos casos e sintomas da COVID-19, com tendas, triagem, atendimento médico, exames clínico e de imagem e dispensação de medicamentos, e se necessário internação. A UPA do Cristo Rei vai atender as demais ocorrências em Saúde. As duas Unidades de Saúde do Jardim Glória e Santa Isabel, serão para atendimento em casos de Síndrome Gripal, deixando de aplicar a vacina para atender com exclusividade as ocorrências das gripes”, explicou o secretário.

“Toda esta logística foi readequada para melhor atender a nossa população, vez que as ocorrências e registros da COVID-19 aumentaram muito a ponto de cada 10 testes realizados em média 6 a 7 darem positivo. Temos que enfrentar esta nova onda e atender bem a população na Rede SUS do município e evitar mortes. Vacine suas crianças, a vacina protege e evita morte”, alertou Gonçalo de Barros.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande