Escola municipal representa Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O projeto Boi à Serra, idealizado pelas professoras Juzinete de Oliveira, Letícia Prisicila de Sá e Nágila Aparecida Aoki, da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Júlio Domingos de Campos é um dos trabalhos que representarão Várzea Grande no evento Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programado para ocorrer nos dias 28 e 29 de novembro na UFMT em Cuiabá.
O ‘Boi à Serra’ desenvolvido dentro do Projeto de Leitura e Escrita na Educação Infantil, (LEEI-MT) tem como objetivo formar professores. Dessa maneira, poderão garantir o direito e acesso das crianças de 4 e 5 anos à linguagem escrita e oral.
“O LEEI/Várzea Grande traz práticas inspiradas nos desejos e formas próprias de agir e pensar das crianças e suas múltiplas linguagens. Tecidas por meio de experiências significativas, das brincadeiras e interação com os seus pares e adultos, e sobretudo relacionando as diferentes manifestações artísticas. Ou seja, culturais, científicas locais e universais, integrando a cultura com as brincadeiras. De forma a compartilhar suas coleções de saberes por meio dos voos das maritacas” explicou a formadora Fabiane Pizanechi.
O Projeto ‘Boi à Serra’ propiciou vivências como a Roda de Conversa sobre lenda do Boi à serra. Além de confecção de máscaras de boi, música e dança.
Noite de autógrafo do livro confeccionado pelos próprios alunos intitulado: “Vaquinha Brubru”
A partir da curiosidade que a lenda despertou nas crianças, as professoras Letícia, Nágila e Juzinete planejaram uma aula de campo para que os alunos conhecessem o lugar onde vive o boi. Visitaram um frigorífico da comunidade de Capão Grande, conheceram o Dr. Chico. O médico veterinário responsável do local que conversou com as crianças sobre algumas curiosidades desses animais. Na chácara da ‘Tia Luzia’. Uma antiga moradora da comunidade e professora aposentada da unidade escolar local, conheceram o curral.
Na noite do dia 25 de outubro, a unidade escolar promoveu a culminância do projeto com exposição dos trabalhos. As apresentações artísticas de dança e noite de autógrafo do livro confeccionado pelos próprios alunos intitulado: “Vaquinha Brubru”.
O evento contou com a participação da comunidade escolar em especial os pais dos alunos envolvidos no projeto. Isto é, a coordenadora Cláudia Fernandes Barbosa, da diretora Helena Souza e profissionais da EMEB Júlio Domingos de Campos, das Formadoras Municipais do Projeto LEEI-VG. Fabiane, Lizie, Paula, Rosangela, Rosilene, Sandra e a articuladora municipal Jaqueline Freire.