Município de Várzea Grande tem tido sucesso na adesão à RedeSim e ao Balcão Único, trazendo benefícios significativos para a economia local
O prefeito a princípio de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) agraciado pela Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) com três prêmios de excelência em integração e simplificação. A premiação ocorreu durante a abertura do 2º Congresso de Registro Empresarial de Mato Grosso, no Centro de Eventos do Pantanal. Várzea Grande obteve a segunda colocação na categoria Viabilidade assim como Licenciamento, a terceira posição em Licenciamento e a quinta em Viabilidade.
Todavia, o evento destacou a agilidade do município na abertura de novos negócios e no incentivo ao pequeno empreendedor. O reconhecimento resultado da integração eficaz à RedeSim da Jucemat e do pioneirismo na adesão ao Balcão Único em 2022. Tornando-se o primeiro município de Mato Grosso e o quinto do Brasil a adotar essa plataforma.
Desde janeiro de 2021 até junho de 2024, mais de 20 mil novas empresas foram abertas no município, além de 4 mil MEIs.
A gestão municipal, portanto, também se destacou na premiação pela postura de incentivar o empreendedorismo, especialmente entre os pequenos empresários, ao isentar desde 2022 o primeiro alvará de 431 CNAEs – Classificação Nacional de Atividades Econômicas de baixo risco, permitindo que muitas empresas saiam da informalidade e passem para formalidade. Esta renúncia de receita inicial resultou em um crescimento significativo na arrecadação, com o município de Várzea Grande alcançando, de janeiro a junho deste ano, a mesma receita de alvará de todo o ano de 2023, totalizando R$ 12 milhões de reais.
Conforme o prefeito, aproveitou para lembrar que ao contrário do que muito pregam a cidade cresce em oportunidade e renda para todos. “Os que criticam a gestão o fazem por não gostar da cidade e não querer a oportunidade para todos”, explicou o prefeito.