O espaço de eventos da Igreja Sagrada Família, localizado no bairro Marajoara, é palco da festança no mês de junho
O mês de junho chegou e traz com ele a temporada de festividades juninas. Os pólos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da região oeste, que atuam com grupos de idosos, abriram oficialmente o calendário de comemorações aos santos Antônio, João e Pedro, com casamento caipira, quadrilha e muito forró. O espaço de eventos da Igreja Sagrada Família foi palco da festança.
A coordenadora social do bairro Jardim Marajoara, Lindalva Marques explica que resolveu juntar os idosos dos bairros São Mateus, Ouro Verde e Asa Bela, para juntos compartilharem esse evento que marca o calendário da igreja católica e cultural do país.
“Esse é o primeiro encontro do arraiá de nossa localidade e estamos muito contente com a participação maciça de nossos integrantes. Os idosos não só aceitaram a proposta desse evento como vieram todos caracterizados para a grande festa. Desse modo, tem casamento, tem quadrilha e tem muito forró para toda a gente”, comemorou.
Conforme a coordenadora, ficou surpresa com a participação da família dos idosos que fizeram também questão de participar das atividades.
Dona Ilda da Silva era só animação, e nem se importou de participar da festa vestida de ‘menino’. “O importante é não perder a festa e aproveitar da melhor maneira possível, e estou achando tudo maravilhoso. Em nosso bairro não acontecem muitos eventos para a terceira idade, e a gente acaba não saindo muito de casa, mas com o serviço de convivência estamos tendo a oportunidade de participar de cursos, passeios e agora desta festa junina”.
Política da Assistência Social
A aposentada agradeceu a Secretaria de Assistência por ter esse olhar voltado à terceira idade. Sendo assim, o serviço de convivência que tem sido uma oportunidade para todos os grupos de idosos, terem essa convivência harmoniosa.
Já a secretária de pasta, Ana Cristina Vieira, disse que a ideia desse evento é fortalecer os cidadãos independente da idade. Assim como promover a participação nos eventos sociais, e também conceitos de cidadania, de respeito e de amor ao próximo, sempre seguindo os eixos da Política da Assistência Social.
Ana Cristina lembrou ainda que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos trabalha com vários eixos temáticos, reforçando datas comemorativas. “O mês de junho, por exemplo, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e as comemorações aos santos Antônio, João e Pedro, nas tradicionais festas juninas. Com certeza esses temas estarão em evidência no decorrer do mês. Esse evento aqui no Jardim Marajoara, abre oficialmente, esse período de festas juninas em Várzea Grande”.
Origem da Festa Junina
A partir do momento em que o cristianismo começou a se consolidar na Europa. As comemorações foram incorporadas ao calendário festivo do catolicismo para homenagear santos populares, como Santo Antônio, São João e São Pedro. Hoje, os dias de homenagem a esses santos ocorrem em 13, 24 e 29 de junho, respectivamente.
Já a ideia de festa junina chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses durante o período de colonização, no século 16. Na época, a honraria aos três santos juninos era marcada por procissões, missas, danças e comemorações populares.