Produtores aguardam chuva após fim do vazio sanitário em Mato Grosso
Segundo a análise semanal divulgada pelo Imea, com base em informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o vazio sanitário da safra 2025/26 em Mato Grosso segue até 6 de setembro. A partir dessa data, os produtores poderão iniciar a semeadura da soja.
O instituto destacou que “a reposição do déficit hídrico no estado é fundamental para o início dos trabalhos a campo”. Dados do NOAA indicam que, nos próximos 15 dias, o volume de chuvas deverá ser insuficiente para viabilizar a semeadura, logo após o fim do vazio sanitário em grande parte do estado.
Projeção chega a 13,01 milhões de hectares semeados no estado
O cenário é semelhante ao do ano passado, quando o início das precipitações também atrasou, mas houve regularização ao final de setembro. A previsão para o fenômeno El Niño–Oscilação Sul (Enos), ainda aponta neutralidade, condição que tende a favorecer melhor distribuição das chuvas em Mato Grosso.
O Imea alertou que “um atraso mais acentuado das precipitações pode resultar em concentração das áreas tanto na semeadura quanto na colheita”. Para a safra 2025/26, a projeção chega a 13,01 milhões de hectares semeados no estado, incremento de 1,67% em relação ao ciclo anterior.