Você está visualizando atualmente Veículo com zero emissões e ar-condicionado ecológico inicia teste na capital
O veículo ecológico fará a operação nas linhas 711, 609, 508, 410, 313 e 10 e será testado por operadores na capital

Veículo com zero emissões e ar-condicionado ecológico inicia teste na capital

O veículo ecológico fará a operação nas linhas 711, 609, 508, 410, 313 e 10 e testado por operadores na capital

A MTU, entidade que representa as empresas de transporte coletivo ecológico urbano de Cuiabá e Várzea Grande, em parceria com a TEVX Higer, atendendo as políticas de baixa emissão de poluentes, iniciará um período de testes na capital mato-grossense com o veículo elétrico Azure A12BR.

O veículo ecológico fará a operação nas linhas 711, 609, 508, 410, 313 e 10 e testado pelos operadores Caribus, Integração, Rápido Cuiabá e VPAR.

Presente em 138 países, com mais de 9000 unidades vendidas, o modelo que chega a Cuiabá recentemente, foi utilizado na COP 28 em Dubai. Assim, possui sistema de ar-condicionado ecológico, sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais, que oferece um ambiente uniformemente climatizado no interior do veículo. Contudo, em qualquer estação do ano, oferece comodidade, complementada por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo.

Conta ainda com piso baixo total, corredores largos, rampa de acesso e um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão que proporciona maior segurança. Além de conforto e facilidade no embarque e desembarque de passageiros, mesmo os com mobilidade reduzida.

Luzes coloridas de LED trazem o benefício da cromoterapia aos passageiros, wi-fi e carregadores USB posicionados nas laterais para quem viaja sentado. Além disso, traz balaústres para quem circula em pé, são alguns dos benefícios que os passageiros podem aproveitar em seus trajetos.

O veículo elétrico operará na cidade durante 30 dias, nesta primeira fase, oferecendo viagens normais em dias úteis, sábados e domingos. Todos os motoristas e operadores envolvidos receberam um treinamento ministrado pelos instrutores da fabricante com foco na direção defensiva e inteligente para maximizar a performance do veículo, como o sistema de freios regenerativos que podem aumentar a autonomia em até 30%, incrementando a disponibilidade do veículo e reduzindo o custo da operação.