O Apollo é o primeiro veículo elétrico para dois passageiros já fabricado; se assemelhando a motos e bicicletas
O ramo de micromobilidade urbana, dedicado para meios de transporte para distâncias curtas, está em alta entre as startups. A Veo, uma das empresas do ramo, afirma que criou o primeiro veículo elétrico do segmento capaz de ser funcional para dois passageiros: o ‘Apollo’.
A novidade, que em aparência fica entre um ciclomotor e uma bicicleta elétrica compacta, foi apresentada ao público na semana passada na feira Micromobility America. O evento ocorre anualmente em São Francisco, Califórnia.
O objetivo do veículo, de acordo com Edwin Tan, presidente da Veo, é “tirar as pessoas dos seus carros”. Ou seja, uma iniciativa sustentável, fornecendo uma alternativa prática que acaba reduzindo a dependência de transporte urbano movido a combustíveis fósseis.
A aposta da empresa é que o fato de acomodar duas pessoas atraia mais compradores e assim facilite a transição para essa nova categoria de veículos. Mas suas funcionalidades não ficam só na questão de levar duas pessoas. A e-bike também pode sofrer adaptação para transporte de carga leve, acrescenta a Veo.
Mais informações sobre o Apollo
Sua capacidade máxima de carga útil é de 181 kg e o motor elétrico possui 750 W de potência. O suficiente para atingir até 25 km/h. A autonomia estimada, por sua vez, é de 72 km por carga e, segundo a fabricante, a bateria será intercambiável.
O Apollo inclui ainda: um alto-falante Bluetooth, um suporte integrado para smartphones e até um sistema de exibição que fornece uma série de informações ao condutor, como a velocidade e o nível da bateria, por exemplo.
Por enquanto, as informações de preços do veículo ainda não foram divulgadas pela Veo. O lançamento para mercados selecionados está previsto para o início de 2023.