Saiba como proteger seus rins de lesões nesse órgão vital
Cerca de 10% da população brasileira tem algum tipo de doença nos rins, órgãos vitais para filtrar o sangue e envolvidos em funções como o controle da pressão arterial, entre outras. A Doença Renal Crônica (DRC) é o nome que se dá a algum tipo de lesão nos rins que dura três meses ou mais.
Você pode ser capaz de estabilizar ou até mesmo reverter algumas das lesões nos rins, quando ela ainda está na fase da inflamação, mas muitas pessoas não têm sintomas nesse ponto, além de não saber fazer as mudanças necessárias. Saiba que seu estilo de vida pode evitar problemas nesses órgãos e manter seus rins saudáveis.
Segundo a doença renal crônica já pode ser considerada epidêmica, uma vez que afeta um a cada dez adultos. Existem dois exames principais para detectar a condição: um teste de urina que procura albumina, um tipo de proteína. Se o seu teste for positivo, é um sinal de que seus rins não estão filtrando bem o sangue. Este teste procura a creatinina, um produto residual que pode se acumular no sangue quando seus rins estão danificados.
Faça consultas regulares e continue mantendo um estilo de vida saudável
Diabetes e pressão alta são as duas causas mais comuns de doença renal crônica. Quando você tem muita glicose (açúcar) no sangue, isso danifica os vasos sanguíneos em várias regiões, incluindo os rins. As boas notícias? Diabetes tipo de 2 é uma condição com fatores de risco que são modificáveis. Um pequeno estudo no periódico Lancet descobriu que pessoas com diabetes tipo 2 que passaram por um programa intensivo de controle de peso não só conseguiram reverter o diabetes. Mas cerca de um terço delas ainda estavam em remissão dois anos depois.
O objetivo é obter seus níveis de A1C (um marcador de diabetes tipo 2) abaixo de 6,5% por mais de três meses.
O mesmo é verdade para a pressão alta, que também danifica os vasos sanguíneos nos rins para que eles não funcionem tão bem. Se a sua for alta (acima de 120/80), tente controlá-la com mudanças no estilo de vida: certifique-se de estar com um peso saudável, faça exercícios, siga uma dieta saudável para o coração e com baixo teor de sódio, como a dieta mediterrânea, e não fume. Caso você tenha que tomar medicamentos para controlar a pressão, faça consultas regulares e continue mantendo um estilo de vida saudável.