Ano novo é aquele período em que as pessoas fazem várias promessas como livros para ler
Um dos objetivos que tem na lista de muita gente é ler mais livros. Essa meta, no entanto, é muito desejada porque ler vai além de ser um ótimo passatempo, trata-se de uma atividade que traz muitos benefícios, como:
Ampliar o conhecimento;
Estimular a imaginação;
Aumento da empatia;
Redução do estresse;
Melhora da concentração;
Enriquecimento do vocabulário.
Não à toa grandes figuras da história elogiaram o hábito da leitura. Voltaire, por exemplo, disse que “a leitura engrandece a alma”. Virginia Woolf também defendeu a atividade: “ler mudou, muda e continuará mudando o mundo”.
Se uma das suas promessas para 2024 é ler mais, a lista a seguir vai te ajudar muito a tirar os planos do papel. Confira!
1. Tudo que você não soube
“Tudo que Você Não Soube”, de Fernanda Young, é um romance onde a protagonista, cujo nome não é revelado, escreve um livro no leito de morte do pai para contar sobre sua vida.
O livro todavia, tem uma escrita peculiar, com capítulos curtos e estilo direto. A história inclui o abandono do marido da protagonista e explora a relação complicada com o pai.
2. A polícia da memória
“A Polícia da Memória”, publicado em 1994 por Yoko Ogawa, é um romance de ficção científica ambientado em uma ilha controlada por policiais que apagam memórias. Nesta ilha, objetos, casas e famílias inteiras desaparecem sem deixar vestígios, assim, as memórias desses itens também são apagadas.
A trama acompanha uma escritora que tenta preservar os restos de histórias e memórias em um mundo onde tudo ao redor desaparece, inclusive as próprias lembranças das pessoas. Este livro foi finalista do International Booker Prize 2020 e do National Book Awards 2019.
3. Mamãe & Eu & Mamãe
“Mamãe, Eu e Mamãe” é um livro de Maya Angelou, uma renomada escritora e ativista, que é conhecida por suas obras que exploram temas de identidade, família e a experiência afro-americana.
O livro é uma boa sugestão para 2024, porque tem uma narrativa profunda, que aborda temas como reconciliação, amor familiar, autoconhecimento e cura. Nele, a autora explora sua relação com a mãe.
Vale mencionar também que trata-se de uma autobiografia que detalha a vida complexa e às vezes turbulenta entre Angelou e sua mãe. Inicialmente, Angelou foi criada pela avó paterna, mas mais tarde voltou a morar com sua mãe.
4. Salvar o fogo
O livro “Salvar o Fogo”, de Itamar Vieira Junior, aborda a intensa violência enfrentada pelos trabalhadores e amplia o universo apresentado em sua obra anterior, “Torto Arado”.
O autor, que também graduado em Geografia e assim possui um doutorado em estudos étnicos e africanos, lançou o livro em 2023. A história gira em torno de Luzia do Paraguaçu, uma mulher que procura na coragem o caminho certo.
5. Jane Eyre
“Jane Eyre”, de Charlotte Brontë, é a história de uma órfã resiliente lutando por independência e igualdade em uma sociedade vitoriana rígida. Assim, a governanta em Thornfield Hall, se apaixona pelo enigmático Mr. Rochester.
O romance explora temas de moralidade, classe social, amor, bem como autodeterminação feminina. Caracterizado por intensidade emocional e realismo psicológico, o livro desafia as convenções de gênero e classe da época.