Em algumas regiões do Brasil, as temperaturas estarão altas para os padrões de junho, configurando um episódio de veranico
Veranico: Um novo bloqueio atmosférico se estabelecerá no centro-leste do país nos próximos dias, especialmente sobre a região sudeste. De acordo com o Climatempo, esse sistema impedirá a chegada de novas frentes frias e provocará tempo quente e seco na maior parte do centro-sul do Brasil.
No Sudeste, as noites ainda serão frescas, com sensação de frio em muitas áreas de Minas Gerais e São Paulo, além de alguns pontos no centro do país, como Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso. No entanto, durante as tardes, as temperaturas subirão bastante, ficando acima da média para esta época do ano. Mesmo assim, não tão elevadas quanto no verão e na primavera, ou mesmo tão altas quanto na onda de calor de maio.
Esse sistema de alta pressão que provoca o bloqueio também favorece a entrada de ar quente sobre áreas do oeste e sul do Brasil. Como resultado, as temperaturas devem ficar bem acima da média em áreas do oeste e sul de Mato Grosso do Sul e em parte da região sul, especialmente no Rio Grande do Sul. Nessas áreas, as temperaturas ficarão entre cinco e oito graus acima da média por um período prolongado.
Isso não significa que o calor será intenso nessas áreas, mas que as temperaturas estarão altas para os padrões de junho, configurando um episódio de veranico.
O que é um veranico?
Chamado de veranico quando o tempo fica atipicamente quente por mais de quatro dias durante o inverno ou outono. Esse período de temperaturas acima da média, tempo seco e pouca chuva acontece ocasionalmente na região sul do país.
No entanto, isso não necessariamente configura uma onda de calor. A onda de calor é definida não apenas pelos valores de temperatura previstos, mas também pelo impacto na saúde das pessoas, considerando tanto o calor diurno quanto o noturno. Neste cenário, de 5 a 14 de junho, o que se destaca é a pausa nas chuvas, caracterizando um veranico durante o período frio.
As máximas previstas não são incomuns de ocorrerem pontualmente em junho, mas o que chama a atenção é a duração desse período mais quente. Em algumas regiões do interior de São Paulo, as temperaturas máximas poderão chegar a 30/32°C. No Rio Grande do Sul, as máximas podem variar entre 28 e 30°C, e em Mato Grosso do Sul, poderão atingir 34/35°C.
Essas condições meteorológicas exigem atenção, especialmente para as populações vulneráveis, que podem sofrer com as mudanças bruscas de temperatura. É fundamental que todos estejam preparados para lidar com o clima mais quente e seco, tomando medidas preventivas para garantir a saúde e o bem-estar durante o período de veranico