Ovo de codorna, purê, carne moída… cada uma das versões de cachorro-quente em cada canto do Brasil possuem características únicas
Pão, salsicha, mostarda e ketchup. Reconheceu? Claro! É o hot dog, um dos sanduíches mais famosos do planeta. No Brasil, foi batizado de cachorro-quente e ganhou diversas versões em cada canto do País. Confira, a seguir, nove dessas, cada uma com sua tradição típica do local do Brasil onde ele é preparado.
São Paulo
O paulistano adora completar seu “dogão” com mostarda, ketchup, maionese e batata-palha. Às vezes também pede milho verde e ervilhas. E quase sempre cobre tudo com purê de batata. Sim, redundância de carboidratos, mas quem liga pra isso?
Blumenau
Na terra do Oktoberfest brasileiro, o cachorro-quente tinha de ter um toque germânico: o sanduíche, montado no pão francês, leve chucrute com molho de tomate e, às vezes, um pouco de mostarda escura.
João Pessoa
Fartura é o sobrenome do cachorro-quente paraibano. O sanduíche leva salsicha, uma generosa porção de carne moída bem temperada, molho vinagrete, ovo de codorna, azeitona, coentro e queijo de coalho ralado. Ufa!
Belém
O cachorro-quente na capital do Pará é um sanduíche feito com pão francês e carne moída, pois se tiver salsicha, é chamado de hot dog. Há versões em que a carne ganha molho de tucupi, jambu e até castanha-do-Pará caramelizada
Rio de Janeiro
O cachorro-quente raiz ganha alguns ingredientes a mais na versão carioca, como ovo de codorna, molho vinagrete, queijo parmesão ralado, azeitona e até uva-passa. Ah, sim, a batata-palha também dá suas caras por ali.
Brasília
Na Capital Federal, o sanduíche leva maionese, milho, batata-palha (pois olha ela aí de novo), vinagrete e até pasta de alho. Em algumas barracas, preparam a salsicha na chapa, com queijo e molho.
Campinas
Além das versões super-recheadas com ervilha, frango desfiado, milho, verde, catupiry e purê, algumas lanchonetes oferecem o hot dog gratinado, e aí vale tudo, desde carne seca até calabresa, bacon e pernil!
Cuiabá
O pão bem fofinho tem recheio de salsicha, maionese, vinagrete, muçarela derretida e batata-palha. Já em Rondonópolis, interior do Mato Grosso, faz sucesso o dog prensado, com salsicha, muçarela, alface, tomate e, às vezes, frango desfiado.
Manaus
Cachorro-quente na capital amazonense se chama Kikão e, em geral, leva salsicha, molho de tomate, maionese, batata-palha e queijo ralado. Há também o X-Caboquinho (foto), que não tem salsicha, mas lascas de tucumã, banana frita, manteiga e queijo de coalho.