O casamento da princesa foi um dos momentos históricos da moda: o vestido de noiva de Diana virou ícone
Esta semana, marca os 40 anos (29/7) do casamento real de Lady Diana Spencer e o Príncipe Charles, semelhantemente, o vestido da princesa ganhou destaque. Desde aquele dia de verão em 1981, vimos casamentos reais importantes. Mas nada que se igualasse à pompa e ao entusiasmo da união de Diana e Charles. Foi assistido por mais de 750 milhões de telespectadores em 74 países.
Em comparação, o casamento de William e Kate teve uma média de 72 milhões de transmissões ao vivo no YouTube, enquanto o casamento de Harry e Meghan atraiu 11,2 milhões.
O vestido foi um segredo da moda intensamente guardado
Embora o casamento de Diana e Charles não tenha durado, seu grande dia trouxe um dos momentos mais históricos da moda de todos os tempos: o vestido de noiva de Diana.
Desenhado pela equipe de marido e mulher David e Elizabeth Emanuel, o vestido foi um segredo da moda intensamente guardado. Contudo, os estilistas protegeram por meses. Em seu livro de 2011, A Dress for Diana, os Emanuels detalham sua experiência de conhecer a jovem Lady Diana Spencer e, portanto, como aquele vestido icônico veio a ser.
Assim, o relacionamento dos Emanuels com Diana começou quando a realeza escolheu um de seus designs, uma blusa de seda rosa claro, para uma sessão de fotos com a Vogue britânica.
A partir daí, Diana recorreu aos designers para criar um dramático vestido de noite preto para sua primeira aparição após, então, o anúncio de seu noivado. “Aquele vestido preto mudou a percepção do público sobre Diana da noite para o dia”, escreveu o casal. “Num minuto ela era uma jovem professora de creche, e no próximo ela era uma princesa de pleno direito à espera. Foi surpreendente – o nascimento de um ícone da moda diante de nossos olhos. ”
Uma escolha natural
Os Emanuels foram uma escolha natural para desenhar o vestido de noiva da princesa. Ela telefonou pessoalmente para a butique em Londres para perguntar se eles fariam as honras. “Sabíamos que o vestido que criaríamos para ela também precisaria ser grande o suficiente para fazer parte da história”, escrevem os Emanuels. E eles entregaram.
O vestido de noiva maior que a vida de Diana era feito de tafetá de seda e apresentava um decote redondo, uma gola de renda folheada com detalhes em laço no pescoço e uma saia redonda volumizada por uma anágua feita de várias camadas de tule.
Tinha bordados intrincados, apliques de renda, mangas volumosas em forma de balão e uma cauda incrustada de lantejoulas de 7,5 metros. Este vestido de noiva era uma confecção literal, de um tipo nunca visto antes.
Princesa do povo
“Diana era a princesa do povo e todos nós sonhávamos em ser como ela”, diz Kate Halfpenny, a estilista britânica de roupas de noiva da Halfpenny London. “Quando ela saiu com aquele vestido decadente, completo com todo o talento e drama dos anos 80, era tudo o que queríamos para ela. Hoje, portanto, os designers fazem referência a ele pela maravilhosa teatralidade da silhueta. ”
Halfpenny diz que o vestido de noiva real que influenciou milhares de estilos inspirados nos anos 80 e 90 está passando por um renascimento. “Vimos um aumento no número de noivas que procuram adicionar drama com trens indulgentes, véus enormes e mangas deslumbrantes. Desse modo, também estou vendo uma demanda crescente pelo vestido de baile. Colocamos uma abordagem moderna nisso criando vestidos com rodapé destacável, para que o vestido possa ser transformado em um visual mais simples para mais tarde na festa. ”
Ft: thestar