Reparo e troca de equipamentos é retomado para atender as demandas dos moradores por água
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), informa que o abastecimento de água do Sistema 2 foi retomado na madrugada da terça (18). Após uma paralisação programada para manutenção na captação da estrada da Guarita – Captação ETA Júlio Campos que tem capacidade de captar, tratar e distribuir 380 litros de água por segundo ou 38,2 milhões litros/dia.
A paralisação ocorrida na segunda-feira (17), foi necessária para reparo na tubulação da adutora da captação, que estava levando a perda de 35 litros de água por segundo, ou mais de três milhões de litros dia.
O prefeito Kalil Baracat que acompanhou os trabalhos na segunda-feira e hoje pela manhã (18), frisou que o DAE/VG trabalhou dentro do esperado. Dessa forma, promoveu uma paralisação programada, reparando o sistema e colocando o mesmo novamente em funcionamento para uma menor paralisação. Bem como menor prejuízo para os consumidores e retomada do abastecimento em 100%, ou seja, sem perdas.
Desde o início da manhã (18), as equipes do DAE-VG, concentraram esforços no sentido do menor tempo de paralisação possível até o restabelecimento 100% do abastecimento do Sistema 2. Isto é, trecho que compreende também a Estação de Tratamento de Água (ETA) Júlio Campos.
“A captação da Estrada da Guarita voltou a funcionar nesta madrugada, logo após recuperar o nível dos reservatórios. Iniciamos o abastecimento dos bairros atendidos pelo Sistema 2, conforme o cronograma da região”, explicou o diretor-presidente do DAE-VG, Carlos Alberto Simões de Arruda.
Sistema necessita de até 12 horas para o restabelecimento de toda sua capacidade
Vale ressaltar que, por ter sido paralisado, o sistema necessita de até 12 horas para o restabelecimento de toda sua capacidade. Frisando que o Sistema 2 é um dos mais antigos e vem recebendo investimentos para retomar sua capacidade plena por já funcionar de forma limitada.
Sendo assim, são estas as regiões do Sistema 2 que voltam a funcionar nesta terça-feira (18). Jardim Imperial, Residencial São Mateus, José Carlos Guimarães, Jardim Esmeralda, Jardim Alá, Jacarandá e Jequitibá. Além de Solares do Tarumã, Veredas, Asa Bela, Vila Nova, Jardim dos Estados, Celestino Henrique, Parque Atlântico, Nair Sacre, Santa Isabel e Asa branca.
O DAE/VG trabalha com a expectativa de que nesta quarta-feira, 100% do Sistema 2 esteja abastecendo aos bairros com a devida intermitência.