É crucial intensificar os alertas de promoção da saúde e prevenção de doenças
O Carnaval é uma celebração da sociedade que expressa alegria, encontros e, geralmente, atrai uma multidão para as comemorações nas ruas, e VG alerta para cuidados contra doenças sexluamente transmissíveis.
Nesse período do ano, os órgãos de saúde pública concentram esforços nas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Além disso, também alertam sobre possíveis riscos à saúde.
Assim, é fundamental ressaltar a importância de não negligenciar comportamentos que possam representar riscos à saúde individual e coletiva da população. Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), consequências adversas do consumo de álcool e drogas, acidentes de trânsito. Atualmente, a infecção pelo novo coronavírus e dengue são alguns dos problemas em saúde a considerados neste período de carnaval.
Portanto, torna-se crucial intensificar os alertas de promoção da saúde e prevenção de doenças, conforme destaca o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros.
Outro ponto de destaque são as doenças sexualmente transmissíveis. “O uso da camisinha externa ou interna em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para proteção contra o HIV e outras ISTs. Reforçamos que também pode retirar as camisininhas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. As ISTs causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio de contato sexual com uma pessoa infectada. Atendimento, diagnóstico e tratamento estão disponíveis no SUS de forma gratuita”, enfatizou o superintendente da Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro.
Saúde pública
Outra preocupação da saúde pública é a alimentação e a hidratação adequadas. Recomenda-se adotar uma alimentação leve, usar roupas frescas, protetor solar e manter o consumo frequente de água, atitudes indispensáveis para desfrutar bem do feriado. Caso vá viajar para uma área de risco, é crucial verificar se a vacinação está em dia.
Na Saúde Pública gratuita, existem testes para diagnóstico precoce, principalmente em casos de relação sexual desprotegida, uma vez que algumas ISTs podem não apresentar sinais e sintomas.
A camisinha também é um importante método contraceptivo para quem deseja evitar a gravidez. Além do preservativo, o SUS oferece de maneira gratuita outros métodos que contribuem para os cuidados relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos. Assim como anticoncepcionais injetáveis mensais e trimestrais, minipílula, pílula combinada, diafragma, pílula anticoncepcional de emergência (ou pílula do dia seguinte) e o Dispositivo Intrauterino (DIU).