Os vídeos com a tradução em libras têm sido constantemente aperfeiçoados, a partir de orientações da própria população surda
A língua portuguesa tem sido um obstáculo enfrentado pela comunidade surda no momento da realização da prova teórica de direção. Em razão dessas dificuldades, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), adequou a prova teórica. Dessa forma, com a implantação de vídeos com a tradução em libras para auxiliar, a pessoa surda pode conquistar a tão sonhada Carteira Nacional de Trânsito (CNH).
O Intérprete de Libras do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, tem visitado alguns municípios do interior de Mato Grosso, acompanhando os candidatos durante a realização da prova teórica. Ou seja, no último mês, ele esteve em Sinop, Cláudia, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.
Durante as visitas, Maurício teve contato com surdos que já possuíam histórico de reprovação e procurou compreender a realidade linguística da comunidade. Nesse sentido, identificou quais adequações eram necessárias para assegurar o melhor entendimento das provas teóricas. Os vídeos com a tradução em libras têm sido constantemente aperfeiçoados, a partir de orientações da própria população surda e com o auxílio do estagiário surdo do Detran-MT, Iverson Almeida da Silva.
Impacto da mudança
A candidata surda e moradora de Sinop, Tatiane Reinheimer, por exemplo, já havia reprovado na prova teórica 12 vezes e, desta vez, conseguiu ter aprovação. Em outras palavras, “antes eu não compreendia o significado das palavras, com a tradução eu pude compreender de forma mais clara o significado das palavras e o contexto”, destaca.
Segundo Alison da Costa, cidadão surdo, já teve reprovação algumas vezes também. Nesse sentido, é importante ter um intérprete devido a variedade linguística dos sinais em todo o território nacional. “Anteriormente, a tradução era feita de forma simplória, descontextualizada, de forma mecânica e sem expressão corporal, prejudicando o entendimento. Com a presença do Maurício, a interpretação ficou mais coesa e mais clara, eu compreendi e consegui acertar as questões”, relatou.
A didática implementada pelo Detran diminuiu a taxa de reprovação da comunidade surda nos últimos seis municípios visitados. No entanto, em outubro, a taxa de aprovação foi de 83%. Entre os surdos atendidos, apenas um candidato não conseguiu a aprovação.
“O Detran-MT tem se esforçado cada vez mais para garantir a inclusão social em seus serviços e o atendimento digno a todos os cidadãos”. Destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
Fonte: Detran MT