Viradinha Sustentável acontece entre os dias 5 e 9 de junho com intervenções urbanas nos parques Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Massairo Okamura
Cuiabá receberá a intervenção urbana ‘Hora da Onça Beber Água’, na Semana do Meio Ambiente, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. A escultura inflável de onça-pintada gigante, é do artista plático Eduardo Srur, exposta durante a Viradinha Sustentável. Organizada pelo Instituto Virada Sustentável em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) entre os dias 5 e 9 de junho.
A Viradinha Sustentável é uma edição especial da Virada Sustentável forma compacta, traz uma rede de atores sociais engajados em iniciativas ambientais e culturais.
Outra atração da Semana do Meio Ambiente é um painel de grafite exposto no Parque Massairo Okamura com a obra ‘A Realeza das Nossas Terras’, do artista Rogério Mendes, que valoriza a beleza exuberante da fauna mato-grossense.
O fundador da Virada Sustentável, André Palhano, destaca que o evento deste ano é uma semente que se planta para realizar uma edição potente para o próximo ano.
As atrações ficarão fixas entre quarta-feira e domingo (de 5 a 9), que é o painel de grafite no parque Massairo Okamura e a onça gigante no parque Mãe Bonifácia. Assim, a Viradinha Sustentável apresentará atrações especiais durante o domingo pela manhã e pela tarde nos parques urbanos de Cuiabá.
O Parque Mãe Bonifácia terá pela manhã aula de yoga, oficina de tricô de dedo. Assim como contação de história com o grupo Furiosas Macchinas Historiadoras e o espetáculo.
Mostra de Cinema Ambiental
A tarde, o grupo Furiosas Macchinas Historiadoras volta para contar histórias e terá oficina de aquarela com Kadinne Strobel. Além do teatro performance cênica ‘Capivaras Voadoras’ com o grupo Tibanaré e apresentação do Grupo Flor Ribeirinha.
O parque Zé Bolo Flô terá uma programação voltada principalmente para o público infantil. Pela manhã as atrações são contação de histórias ‘Palavrinha Rua Antiga’, sebo Rua Antiga com mini-biblioteca itinerante para roda de leitura coletiva, performance cênica artista cientista e oficina de perna de pau com o coletivo Seriemas.
A tarde, o Palavrinha Rua Antiga volta com contação de história, oficina pintura e desenho em papelão com Paty Wolff, performance cênica Seriemas do MT, apresentação musical Anjos da Lata e do Siriri Elétrico.
O Parque Massairo Okamura terá uma Mostra de Cinema Ambiental, de 14h30 às 17h30.
Viradinha Sustentável
A Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Embora com menor proporção, a Viradinha é rica em conteúdo e significado, projetada como uma plataforma para provocar reflexão e fomentar mudanças positivas. Uma grande instalação, apresentações artísticas e atividades diversas realizadas para incentivar o público a pensar e agir de forma mais sustentável.
O festival, realizado em parceria com a ONU Brasil e alinhado aos 17 objetivos de Desenvolvimento (ODS), tem como objetivo criar um espaço de diálogo. Bem como engajamento que promova uma visão integrada e multifacetada da sustentabilidade. Dessa maneira, encoraja ações positivas para um futuro mais equilibrado e sustentável para a Amazônia e para o mundo.
Para desenvolver a comunicação visual do evento, a agência Repense escolheu a onça pintada como principal ícone para dialogar com o público.