A proposta é que a Capital tenha duas linhas do modal, com 23 km de trilhos
A Prefeitura de Cuiabá submeteu ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, um projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) cuiabano. A proposta é que a Capital tenha duas linhas do modal, com 23 km de trilhos. Para isso, o custo do projeto se aproxima de R$ 5 bilhões.
O projeto reestruturado pelo município de Cuiabá, propõe que o VLT tenha 23.125 metros, 3 terminais de integração, uma estação de conexão e 32 estações de transbordo.
A grande novidade do projeto é que com a exclusão do modal em Várzea Grande, há o acréscimo do trecho do Coxipó até o Distrito Industrial.
No projeto, a prefeitura aponta que nas duas linhas, já tem obras executadas, mas que haveria a necessidade reparos e ampliação de alguns pontos. O município ainda alega que o projeto original de implantação do VLT de Cuiabá já possuía as licenças ambientais, assim necessitaria apenas da renovação ou revalidação.
Custo de bilhões
Mesmo sem a conclusão, o VLT já consumiu mais de R$ 1 bilhão. A previsão do novo projeto é de R$ 4.968.750.00,00 para execução da obra. Os valores, se acolhida a proposta, serão financiados pelo Governo Federal.
Os valores são referentes a:
- O valor de R$ 150 milhões por km construído incluindo as estações (17,775km). Totalizando R$ 3.468.750.000,00;
- A construção da CCO – Centro de Controle de Operações, das oficinas e manutenção do sistema, no montante de R$ 500 milhões;
- A aquisição de material rodante e equipamentos para a CCO no montante de R$ 1 bilhão.
Novo PAC
O Novo PAC pretende investir R$ 1,4 trilhão em infraestrutura até 2026 e ainda R$ 320,5 bilhões após 2026, somando o total de R$ 1,7 trilhão.
Disputa por modal em Cuiabá
O modal do VLT era uma obra para Copa do Mundo de 2014, não concluída e consumiu mais de R$ 1 bilhão. A construção parou ainda no ano da Copa, depois que a Polícia Federal e o Ministério Público denunciaram corrupção e desvio de dinheiro. O então governador Silval Barbosa chegou a ser preso e fez delação premiada.
Mas em 2021, o Governo de Mato Grosso anunciou uma licitação para substituir o modal pelo BRT. A Prefeitura de Cuiabá, por sua vez, se posicionou contrária a implantação do novo modal. A retirada de trilhos e início das obras já iniciaram em Várzea Grande. Enquanto na Capital as obras estão paralisadas.