O mundo está se transformando, repensando e reavaliando a sua forma de agir diante de uma nova realidade. A pandemia de Covid-19 acelerou a mudança de comportamento na sociedade – e posso ousar em dizer um viés mais humano e empático sobre o outro. O que estamos vivendo neste novo cenário é a prática de se preocupar e cuidar mais do próximo, valorizar e se importar com o pensamento e a opinião do outro e, principalmente, aprender a ouvir mais.
Nos ambientes corporativos, a transformação é também bastante percebida. Não são poucos os exemplos de como a boa gestão dos aspectos sociais impacta, e muito, o lado econômico. Não à toa temas como diversidade, inclusão social, empatia, educação solidária, protagonismo feminino, entre outros, são pauta crescente em uma gestão mais humanizada e eficiente.
Um estudo aponta que líderes atuais precisam desenvolver e exercer competências novas no tabuleiro corporativo como emoção e intuição, missão e propósito, intelecto e percepção, tecnologia e inovação, e inclusão de stakeholders. A conclusão foi realizada pelo Fórum Econômico Mundial e Accenture, em seu Modelo dos Cinco Elementos de Liderança.
Diante deste contexto, podemos notar um momento disruptivo global que promove a transformação da forma de pensar e liderar o seu negócio. Esse momento traz uma reflexão mais empática e que valoriza o capital humano.
No cenário organizacional, a combinação de três fatores (preocupação com a preservação do meio ambiente, questões sociais e a governança das empresas), mede o índice de sustentabilidade e impacto social dos negócios, sob a sigla ESG – de Environmental, Social and Governance. Hoje já percebemos a necessidade de as empresas irem além do discurso, mas mirarem também na prática e em ações concretas de ESG.
Seja um líder atualizado e pratique as mudanças
Você está preparado para implementar novas práticas de liderança em seu negócio? Seguem abaixo cinco competências necessárias para qualquer líder 4.0:
- Emoção e intuição: O novo líder tem que ter sensibilidade para temas sociais, empatia e saber endereçar as questões de saúde mental na prática com seus colaboradores. Observe e, mais do que isso, dê o exemplo;
- Missão e propósito: Tome posse da agenda ESG e estabeleça objetivos inspirando uma visão compartilhada de prosperidade sustentável para a organização e stakeholders. Defina métricas claras para tangibilizar o progresso;
- Tecnologia e inovação: Crie novo valor organizacional e social inovando responsavelmente com a tecnologia emergente. Quais as inovações incrementais que você pode trazer aos seus produtos, aos seus processos? Incentive a mentalidade focada em melhoria constante;
- Intelecto e percepção: Seja curioso e aprenda sempre que puder! Aprendizado contínuo e troca de conhecimento são fundamentais;
- Inclusão de stakeholders: Um líder tem que ter a capacidade de se relacionar dentro e fora de sua empresa, por isso, ter engajamento e empatia é essencial para o sucesso corporativo.
Estar atento às mudanças constantes é fundamental para o sucesso corporativo. Por isso, dê importância aos fatores tangíveis e intangíveis da sua empresa.
Fonte: FB