Essa plataforma de carro elétrico da Volkswagen é menos caro e menor com tração dianteira
A Volkswagen confirmou que o ID.1 será o seu carro elétrico mais barato. A montadora alemã está trabalhando “a todo vapor” no andamento do projeto, de acordo com as informações do Autocar.
O que sabemos até aqui
- O modelo será o mais compacto da família de carros elétricos da VW, a linha ID.
- O ID.1 terá porte similar ao do Polo. A possibilidade de adotar o mesmo nome do modelo não descartada.
- Vale lembrar que a VW cogita manter a nomenclatura original para as versões elétricas de modelos mais conhecidos como o Golf, por exemplo.
- O EV será construída usando uma nova plataforma da empresa, a MEB First, a mesma usada no novíssimo ID.2.
- Essa plataforma dedicada a carros elétricos menos caros e menores com tração dianteira.
- Para reduzir custos, a MEB First terá baterias de fosfato-ferro-lítio, mais baratas de produzir.
- O plano é que o ID.1 consiga atrair compradores jovens em virtude do preço competitivo, aumentando a popularidade dos carros elétricos.
Preço “camarada”
No exterior, o modelo pode custar cerca de US$ 20 mil (ou até menos). Como comparativo, isso equivale à cerca de R$ 106 mil na cotação atual. Sendo assim, quase R$ 40 mil a menos que o valor do JAC E-JS1 (R$ 145.900), o EV mais “em conta” do Brasil.
Entretanto, segundo o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, a tarefa de chegar a essa faixa de preço está sendo mais difícil que o imaginado. Uma ideia é apostar no volume de produção mais alto para manter o preço baixo. “Podemos fazer muito em termos de escala”, disse o executivo.
“O Polo muito bem-sucedido e um dos nossos ícones”, acrescentou Schäfer. O CEO da VW diz que ainda não está decidido se o nome usado oficialmente no ID.1. Mas estamos trabalhando nesses nomes icônicos para dar sentido a nossa linha de produtos.
Todavia, como ainda está em desenvolvimento, fica difícil saber ao certo o que a Volkswagen reserva em termos de especificações. É esperado que o modelo traga um pacote parecido com o do ID.2, que também teve alguns detalhes revelados esta semana.
Contudo, o ‘Polo elétrico’ pode vir com o motor de 231 cavalos instalado no eixo dianteiro e bateria de 57 kWh, o suficiente para percorrer até 450 km.
Quando lança?
O VW ID.1 (ou Polo) produzido a partir de 2025 na Espanha, país que recebeu investimentos bilionários da marca para fabricar tanto EVs como baterias. Entretanto, ainda não há notícias sobre o lançamento do EV fora da Europa.