Vídeos divulgados nas mídias sociais mostrando pancadas de chuva em diversos municípios do estado trazem alívio as empresas de turismo para aos mato-grossenses
O reinício das precipitações também contribui para a retomada das atividades de turismo em MT. Uma vez que os incêndios florestais observados nas últimas semanas interromperam algumas atrações, prejudicando o trabalho de guias de turismo, por exemplo.
É o que explica o estudante de engenharia mecânica Fígaro Guilherme, do Rio de Janeiro. Ele veio ao estado a trabalho e aproveitou para fazer turismo. “É claro que ficamos tristes por vários pontos de visitação estarem fechados. Mas as alternativas apresentadas e direcionadas pelo nosso guia de turismo têm feito a nossa viagem valer a pena. Mesmo com a estiagem, a paisagem por onde passamos chamou atenção pela sua beleza. Mas o que atrapalhou mais foi a fumaça, que prejudicava a vista das paisagens”.
Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Mato Grosso (Cetur-MT), Luis Carlos Nigro, a divulgação de informações do Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), evidencia uma situação mais tranquila nas últimas semanas.
É importante diferenciar foco de calor de incêndio para entender como está a situação de determinado local. O deputado estadual Carlos Avallone, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), explica que a propagação de dados equivocados desestimula a vinda de turistas para o estado.
Com a retomada das chuvas em diversos pontos do estado, comunicados circulam nas redes sociais de bate-papo, entre guias de turismo. Por isso, acaba destacando o retorno das atividades em alguns pontos turísticos. No entanto, ainda com restrição, em razão das trilhas não estarem em condições para realizar visitas a pé.