O HMC, por meio da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), promove nos dias 13 e 14 de junho uma campanha de incentivo e orientação à doação de sangue dentro da unidade
A ação do HMC é alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e visa atrair novos doadores. A campanha é direcionada a pacientes, visitantes, acompanhantes e servidores do hospital. Durante a campanha, também realizarão a coleta para tipagem sanguínea.
Maurien Reinoso Martim, Responsável Técnica (RT) do banco de sangue do HMC, explica que a ação tem como objetivo principal orientar e chamar a atenção de possíveis novos doadores. “Somos uma agência transfusional, realizamos apenas o armazenamento e a distribuição dos materiais doados, disponibilizados pela equipe do Hemocentro”, explica a RT.
Conforme o diretor-geral do HMC, Giovani Valar, a medida busca conscientizar e orientar os pacientes e seus familiares que passam pelo hospital. Ou seja, a importância e os procedimentos necessários para se tornar um doador. Além disso, quem desejar pode fazer o exame para saber seu tipo sanguíneo. “Precisamos muito de novos doadores, uma ação que parece simples, mas que pode salvar muitas vidas”, frisa o diretor.
Quem pode doar?
Portanto, para ser um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg Além disso, ter uma alimentação saudável e estar em bom estado de saúde. O doador precisa comparecer à unidade coletora com um documento oficial com foto. Homens podem fazer até quatro doações anuais, com um intervalo de dois meses entre elas. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um intervalo de quatro meses entre elas. Em cada coleta, retirado um volume de 450 ml de sangue, que é suficiente para ajudar até quatro pessoas.
Onde doar sangue?
O MT Hemocentro, fica na Rua 13 de Junho, 1055, Centro Sul, Cuiabá e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h.